menu
Logo TecMundo
Software

Apps de Android deixam milhões de pessoas vulneráveis, aponta estudo

Pesquisadores alemães identificaram pelo menos 41 aplicações que não são consideradas seguras e que já foram baixadas mais de 185 milhões de vezes.

schedule22/10/2012, às 11:39

(Fonte da imagem: Reprodução/ArsTechnica)

Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Hannover e de Marburg revelou que muitos usuários do sistema operacional Android podem estar com seus dados expostos por contra da criptografia inadequada de alguns aplicativos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os estudiosos analisaram pelo menos 41 aplicativos, cujo total de downloads chega a 185 milhões. Entretanto, os pesquisadores não revelaram quais apps entraram no estudo. “Nós conseguimos ter acesso às informações bancárias e dados de serviços de crédito como American Express e Paypal”, explicam os cientistas.

Para a pesquisa, o grupo escolheu 13,5 mil apps gratuitos e baixou cada um deles para análise. Entre eles, 1.074 — o equivalente a 8% — continham certificações de segurança potencialmente vulneráveis. Entre esses aplicativos, foram escolhidos 100 para uma análise mais minuciosa, resultando em 41 apps com vulnerabilidade comprovada.

Fonte: University Leibniz of Hannover