Cuidado: jogos para Android escondem malware

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: jogos para Android escondem malware

Os jogos acima podem comprometer a integridade de seu smartphone (Fonte da imagem: Kaspersky)

O mundo dos telefones celulares já foi mais seguro. Agora, com a presença de sistemas operacionais cada vez mais cheios de recursos, brechas de segurança têm sido exploradas para a criação de diversas ameaças virtuais. Este ano, por exemplo, foi descoberto que um malware para Android é capaz de sofrer mutações para se disfarçar e continuar infectando outros aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E de acordo com o blog da Kaspersky, o problema está longe de acabar. Recentemente, foram descobertos dois games no Google Play que oferecem riscos para quem instalá-los: Homem Selvagem e Jogo de Balão, ambos produzidos pela Ogre Games, uma “empresa” que não possui sequer site na internet.

Fabio Assolini, analista de segurança da empresa de antivírus, afirma que, depois de instalado, “o jogo malicioso poderá fazer diversas alterações no smartphone, coletar informações pessoais, além de instalar um serviço de propagandas em background chamado Airpush, que por sua vez baixará outros módulos para o aparelho”.

Entre as alterações feitas pelos games estão a remoção de atalhos, alteração da tela inicial, acesso às configurações do aparelho, às chamadas de telefone e à internet. O aplicativo também pode coletar dados gerados pela navegação via browser e até mesmo o número de identificação do aparelho (IMEI).

Para se proteger, você pode instalar o Kaspersky Mobile Security ou, então, seguir o nosso tutorial sobre o que fazer depois de ter o Android infectado por malware.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.