A nova versão do sistema operacional Android foi anunciada pela Google na madrugada do dia 19 de outubro. Chamada de Ice Cream Sandwich – seguindo a tradição de nomes de doces –, a versão 4.0 unifica tablets e smartphones.

A primeira aparição do SO foi feita mais tarde, no lançamento do Samsung Galaxy Nexus, aparelho desenvolvido pela empresa coreana em parceria com a Google. Com um design ainda mais elegante, o Ice Cream Sandwich possui muitas características que devem agradar aos usuários mais exigentes, com mudanças e melhorias significativas.

Confira as principais novidades do Android 4.0

  • Disponível para tablets e smartphones
  • Notificações mais elegantes e com mais informações
  • As notificações podem ser acessadas sem desbloquear a tela
  • Widgets aparecem em uma aba do menu de aplicativos
  • Modelo de aplicativos abertos semelhante ao Honeycomb
  • Reconhecimento facial para desbloqueio do aparelho
  • É possível configurar o dock, inserindo itens para fácil acesso
  • Google+ com Messenger e Hangouts
  • Edição de imagens com efeitos e filtros em tempo real
  • Fotos panorâmicas com o movimento do aparelho
  • Nova galeria de imagens
  • Gerenciador de dados nativo
  • Android Beam: compartilha arquivos e dados com um aparelho próximo
  • Busca offline no Gmail
  • Screenshot da tela ao segurar o botão de ligar e volume
  • Navegação na internet com até 16 abas abertas
  • Função Speech-to-text aprimorada, decodifica palavras em tempo real
  • Agenda de contatos com novo visual

Roboto: mais bonito e funcional

    A primeira vista, podemos notar que o design do novo Android é mais limpo e elegante. Tudo isso está baseado em uma nova fonte, desenvolvida pela Google, chamada de Roboto. Ela foi a base da nova interface – uma mudança que começou no desenvolvimento do Android 3.0 Honeycomb.

        

    Notificações e melhorias nos apps nativos

    As notificações do sistema operacional acompanham essa filosofia, tornando-se mais bonitas e completas. O mesmo vale para os aplicativos nativos do Android, todos melhorados visual e fucnionalmente: Gmail, Google Calendar, YouTube, entre outros.

    O Gmail sempre recebe um novo visual no lançamento de uma versão do Android, e desta vez não foi diferente. O aplicativo está mais bonito, limpo e com prévia do texto das imagens. Além disso, é possível navegar entre uma mensagem e outra deslizando os dedos para os lados. Na parte inferior da tela é você tem os botões de ação (que antes só apareciam com um clique no menu). Para acesso offline, o app disponibiliza mensagens dos últimos 30 dias.

        

    O Ice Cream Sandwich também pretende alavancar a utilização do Google+, aumentando a interação com a rede social e oferecendo acesso ao mensageiro do app e aos Hangouts. Tudo isso com o envio de imagens em alta resolução para compartilhar com seus contatos.

    Reconhecimento facial

    Uma das características mais interessantes é o reconhecimento facial para desbloqueio do aparelho, uma forma de impedir que seu Android seja acessado sem a sua permissão. Rapidamente, a função reconhece sua imagem a partir de uma fotografia, desbloqueando a tela na mesma hora.

        

    Widgets de fácil acesso

    Visualizar quais aplicativos possuem widgets ficou ainda mais fácil. No menu de aplicativos, uma aba é destinada exclusivamente aos widgets, para que você possa acessá-los e inserir o que desejar na homescreen do Android.

    Gerenciador de dados

    A Google também acertou em cheio ao inserir um gerenciador de dados completo no sistema operacional, evitando que os usuário busquem apps de terceiros para instalar em seus aparelhos. Dessa forma, você pode controlar quanto gasta com internet e bloquear o uso após atingir o limite de sua cota.

        

    Android Beam

    O Android Beam é outro recuso interessante.  Ele utiliza a função Near field communication (NFC) para compartilhar informações, links, vídeos, arquivos e contatos com outros aparelhos Android que estejam por perto.

    Android Beam no Galaxy Nexus (Fonte da imagem: Samsung)

    Câmera digital

    O aplicativo para câmera digital do Android 4.0 demonstrou melhorias importantes na apresentação do SO com o Samsung Galaxy Nexus. O tempo para abrir o app e fotografar diminuiu bastante, e um atalho para a câmera foi inserido na lock screen.

    O lag do disparador também diminuiu e você pode fotografar continuamente sem se incomodar com o tempo de carregamento entre uma imagem e outra. A principal característica é o modo panorâmico. Não é necessário fazer montagens, basta movimentar o aparelho da esquerda para a direita e aguardar que ele mesmo realize o processamento da imagem.

    O modo de vídeo também recebeu atualizações. Agora é possível fazer vídeos com foco contínuo e acessar o zoom durante a filmagem. Outra função inteligente é a possibilidade de capturar snapshots enquanto grava o vídeo.

    A galeria de imagens também melhorou, com um visual que lembra a interface do Windows Phone 7 e prioriza o compartilhamento de imagens. Se desejar, pode editar suas imagens através do Android, inserindo filtros que se popularizaram com o Instagram.

    Gerenciador de tarefas

    Os usuários do Android Honeycomb podem contar com um atalho para os aplicativos que estão abertos momento. Ao clicar no botão correspondente, os últimos cinco apps aparecem na tela, com uma imagem da última ação executada, para que você possa navegar entre eles.

    A mesma função aparece no Ice Cream Sandwich de forma renovada, funcionando também como um gerenciador de tarefas. Ele é capaz de finalizar os aplicativos que você não vai mais usar, deslizando a imagem para o lado.

    Navegação na internet

    O novo navegador do Android, com o mesmo visual da versão Honeycomb, permite que você utilize até 16 abas ao mesmo tempo. Além disso, ele apresenta sincronização com os favoritos do Google Chrome e possui uma opção para leitura de artigos e páginas offline.

        

    Aparelhos sem botões

    A exemplo do que vimos no Motorola Xoom, com o Android Honeycomb, o Ice Cream Sandwich foi desenvolvido para aparelhos sem botões físicos. Tudo que você precisa está na barra na parte inferior da tela. Dessa forma, sobre ainda mais espaço no display para aplicativos exibidos em tela cheia.

    Atualização em breve

    O kit de desenvolvimento do novo Android já está disponível, para que desenvolvedores possam criar novos aplicativos utilizando todo o potência do Ice Cream Sandwich. Por ora, apenas a Samsung possui o SO, em seu Samsung Galaxy Nexus.

    Samsung Galaxy Nexus (Fonte da imagem: Samsung)

    Outras empresas já lançaram comunicados sobre o novo SO, como a HTC. Uma das grandes parceiras da Google na difusão do Android, a fabricante anunciou que já está analisando as novas características do SO para lançar uma atualização completa e satisfatória, priorizando o melhor desempenho e usabilidade dos seus aparelhos com Ice Cream Sandwich.

    Andy Rubin, executivo da Google, já afirmou que a atualização do SO para outros aparelhos deve chegar "algumas semanas depois" que o Galaxy Nexus chegar ao mercado. Ou seja, sendo bem otimistas, é possível ter o Ice Cream Sandwich nos aparelhos no final de dezembro deste ano. De acordo com a Google, usuários que rodam o sistema 2.3 do Android podem receber a atualização para o 4.0 sem maiores problemas.

     

     

    Se você quiser, pode acompanhar todas as novidades do lançamento do Android 4.0 Ice Cream Sandwich assistindo ao vídeo completo, disponibilizado pelos desenvolvedores do sistema operacional: