6 dicas para tirar melhor proveito da função telefone do seu Android

3 min de leitura
Imagem de: 6 dicas para tirar melhor proveito da função telefone do seu Android

Twitter, WhatsApp, Facebook, Snapchat, Instagram. Estes são apenas alguns dos apps que você provavelmente deve ter instalado no seu smartphone. Mas quando foi a última vez que você usou seu telefone como... um telefone, de fato? Para fazer ligações e tudo?

Embora a maioria dos usuários não utilize o celular como um aparelho telefônico, a função ainda é a mais adequada quando acaba seu plano de dados ou caso queira falar diretamente com alguém - lembre-se de que nem todos são adeptos dos aplicativos de mensagem instantânea. Além disso, o discador de telefone esconde algumas funções interessantes que permite organizar melhor seus contatos, customizar mensagens de textos e até bloquear chamadas indesejadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acompanhe abaixo seis dicas para melhorar a função de telefone no Android.

1. Organize seus contatos favoritos

Conforme você fizer ligações, o discador do sistema operacional passará a exibir em sua tela inicial os contatos mais recentes e frequentes de toda a sua agenda. Na prática, essa medida facilita que você encontre as pessoas com quem você mais mantém contato via ligações e, com poucos cliques, faça novas chamadas.

A questão é que o Android costuma misturar os usuários de ambas as listas, "Recentes" e "Favoritos", e, o que era para ficar separado em abas distintas, acaba ficando desorganizado. É por isso que o software permite remover e arrastar itens facilmente: basta clicar no ícone de um contato e levá-lo para a posição que quiser. Também é possível remover um ícone - apenas ele, não o contato - ao arrastá-lo para o campo "Remover" no topo da tela.

2. Crie mensagens de texto personalizadas

Este recurso existe desde as versões mais antigas do Android, mas talvez muita gente não saiba sobre a possibilidade de recusar chamadas telefônicas e enviar um SMS pré-programado como resposta. Para criar a mensagem, abra o discador de telefônica e clique nos três pontinhos no topo direito do aplicativo para acessar "Configurações". Selecione "Respostas rápidas" e você verá algumas sugestões feitas pelo Android. O sistema permite apenas quatro mensagens, mas todas podem ser editadas.

Depois, sempre que você não puder atender uma chamada e quiser dar uma explicação rápida para aquele contato, arraste com o dedo o ícone de SMS no canto inferior esquerdo da tela e escolha uma das respostas.

3. Permita que o Android faça sugestões com base em sua localização

Se você quiser entrar em contato com algum restaurante ou loja por perto, mas você não tem o número de telefone daquele lugar, o Android então pode sugerir o número desses locais próximos de você. Neste caso, digite o nome do estabelecimento na barra de busca do smartphone. Geralmente, os primeiros resultados exibem o endereço completo junto do telefone. Se mesmo assim o número não aparecer, vá até as configurações do app do discador e depois em "Lugares próximos" para habilitar a opção.

4. Compartilhe por e-mail uma mensagem ou transcrição de voz

Você também pode personalizar o seu correio de voz no discador do Android e até enviar os áudios recebidos. Para isso, abra o app de telefone no celular, clique nos três pontinhos no topo superior direito da tela e depois em "Configurações" > "Chamadas" > "Correio de voz". Se houver alguma mensagem salva no aparelho, procure pela opção "Enviar" e escolha para qual serviço deseja mandá-la - Gmail, Google Drive, Dropbox, entre outros, dependendo dos aplicativos que você possui.

Caso queira transcrever uma mensagem de áudio, clique sobre ela e segure até abrir uma janela com a opção "Copiar transcrição". Lembrando que ambos os recursos estão disponíveis de acordo com o suporte de cada operadora de telefonia, e nem todas contam com essa ferramenta.

5. Saiba quando está recebendo ligações indesejadas

Faz alguns anos que é possível entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor para impedir o recebimento de chamadas indesejadas, a maioria delas vinda de centrais de telemarketing ofertando produtos. Mas para quem ainda não fez esse procedimento, a dica é permitir que o Android faça um filtro dessas ligações e alerte quando o número do outro lado trata-se de um anúncio ou propaganda.

O que o sistema faz é buscar o número em um banco e dados e, se houver considerar que aquele número é de um spammer ou telemarketing, o discador do smartphone vai informá-lo sobre a suspeita. Esta opção é ativada acessando as configurações dentro do app do discador e depois em "Identificação de chamadas e spam" para marcar o recurso.]

6. Mande ligações indesejadas direto para o correio de voz

Se você possui um contato incômodo que não quer bloquear, mas ao mesmo tempo não deseja receber suas chamadas, há uma solução: você pode enviar todas as ligações daquele usuário direto para o correio de voz. Abra o menu de configurações do discador e procure pela opção "Encaminhar para o correio de voz". Se quiser voltar a receber chamadas, faça o mesmo caminho e desmarque a função.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.