Twitter, WhatsApp, Facebook, Snapchat, Instagram. Estes são apenas alguns dos apps que você provavelmente deve ter instalado no seu smartphone. Mas quando foi a última vez que você usou seu telefone como... um telefone, de fato? Para fazer ligações e tudo?

Embora a maioria dos usuários não utilize o celular como um aparelho telefônico, a função ainda é a mais adequada quando acaba seu plano de dados ou caso queira falar diretamente com alguém - lembre-se de que nem todos são adeptos dos aplicativos de mensagem instantânea. Além disso, o discador de telefone esconde algumas funções interessantes que permite organizar melhor seus contatos, customizar mensagens de textos e até bloquear chamadas indesejadas. 

Acompanhe abaixo seis dicas para melhorar a função de telefone no Android.

1. Organize seus contatos favoritos

Conforme você fizer ligações, o discador do sistema operacional passará a exibir em sua tela inicial os contatos mais recentes e frequentes de toda a sua agenda. Na prática, essa medida facilita que você encontre as pessoas com quem você mais mantém contato via ligações e, com poucos cliques, faça novas chamadas.

A questão é que o Android costuma misturar os usuários de ambas as listas, "Recentes" e "Favoritos", e, o que era para ficar separado em abas distintas, acaba ficando desorganizado. É por isso que o software permite remover e arrastar itens facilmente: basta clicar no ícone de um contato e levá-lo para a posição que quiser. Também é possível remover um ícone - apenas ele, não o contato - ao arrastá-lo para o campo "Remover" no topo da tela.

2. Crie mensagens de texto personalizadas

Este recurso existe desde as versões mais antigas do Android, mas talvez muita gente não saiba sobre a possibilidade de recusar chamadas telefônicas e enviar um SMS pré-programado como resposta. Para criar a mensagem, abra o discador de telefônica e clique nos três pontinhos no topo direito do aplicativo para acessar "Configurações". Selecione "Respostas rápidas" e você verá algumas sugestões feitas pelo Android. O sistema permite apenas quatro mensagens, mas todas podem ser editadas.

Depois, sempre que você não puder atender uma chamada e quiser dar uma explicação rápida para aquele contato, arraste com o dedo o ícone de SMS no canto inferior esquerdo da tela e escolha uma das respostas.

3. Permita que o Android faça sugestões com base em sua localização

Se você quiser entrar em contato com algum restaurante ou loja por perto, mas você não tem o número de telefone daquele lugar, o Android então pode sugerir o número desses locais próximos de você. Neste caso, digite o nome do estabelecimento na barra de busca do smartphone. Geralmente, os primeiros resultados exibem o endereço completo junto do telefone. Se mesmo assim o número não aparecer, vá até as configurações do app do discador e depois em "Lugares próximos" para habilitar a opção.

4. Compartilhe por e-mail uma mensagem ou transcrição de voz

Você também pode personalizar o seu correio de voz no discador do Android e até enviar os áudios recebidos. Para isso, abra o app de telefone no celular, clique nos três pontinhos no topo superior direito da tela e depois em "Configurações" > "Chamadas" > "Correio de voz". Se houver alguma mensagem salva no aparelho, procure pela opção "Enviar" e escolha para qual serviço deseja mandá-la - Gmail, Google Drive, Dropbox, entre outros, dependendo dos aplicativos que você possui.

Caso queira transcrever uma mensagem de áudio, clique sobre ela e segure até abrir uma janela com a opção "Copiar transcrição". Lembrando que ambos os recursos estão disponíveis de acordo com o suporte de cada operadora de telefonia, e nem todas contam com essa ferramenta.

5. Saiba quando está recebendo ligações indesejadas

Faz alguns anos que é possível entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor para impedir o recebimento de chamadas indesejadas, a maioria delas vinda de centrais de telemarketing ofertando produtos. Mas para quem ainda não fez esse procedimento, a dica é permitir que o Android faça um filtro dessas ligações e alerte quando o número do outro lado trata-se de um anúncio ou propaganda.

O que o sistema faz é buscar o número em um banco e dados e, se houver considerar que aquele número é de um spammer ou telemarketing, o discador do smartphone vai informá-lo sobre a suspeita. Esta opção é ativada acessando as configurações dentro do app do discador e depois em "Identificação de chamadas e spam" para marcar o recurso.]

6. Mande ligações indesejadas direto para o correio de voz

Se você possui um contato incômodo que não quer bloquear, mas ao mesmo tempo não deseja receber suas chamadas, há uma solução: você pode enviar todas as ligações daquele usuário direto para o correio de voz. Abra o menu de configurações do discador e procure pela opção "Encaminhar para o correio de voz". Se quiser voltar a receber chamadas, faça o mesmo caminho e desmarque a função.

Cupons de desconto TecMundo: