Google Talk vai usar estabilizador de imagens em tablets e smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Google Talk vai usar estabilizador de imagens em tablets e smartphones

(Fonte da imagem: SRI Technology)A Google vai incorporar a tecnologia de estabilização de vídeos 2D do instituto sem fins lucrativos SRI International no comunicador Google Talk para usuários do Android 3.0.

O intuito é manter a qualidade da imagem mesmo em situações de movimento e também economizar bateria.

“Com chats em vídeo se tornando mais comum, as pessoas querem a opção de andar e falar. No entanto, a qualidade da imagem e a experiência do usuário podem ser deficientes. A Google escolheu a tecnologia SRI para estabilizar chats com vídeo e conferências pelo Google Talk, fazendo com que as conversas com imagem estável sejam uma experiência constante para usuários de tablet”, afirmou Norman Winarsky, vice-presidente da SRI.

Winarsky também ressaltou que tal inovação faz parte da estratégia de pesquisa e desenvolvimento da SRI, focadas em importantes necessidades de mercado.

Como funciona a estabilização

Aplicativos de chat com vídeo capturam a imagem da câmera de smartphones e tablets, que então é comprimida antes de ser transmitida. Nesse processo, quanto mais movimento, mais banda é necessária. Segundo a SRI, ao estabilizar o vídeo, o software compensa os movimentos e permite com que o algoritmo de compressão melhore a qualidade da imagem, uma vez que utiliza menos bits para codificar o vídeo.

O anúncio da SRI não dá mais detalhes, mas informações do site GigaOM dão conta de que a tecnologia pode também aumentar a vida da bateria. No entanto, essa diferença será notável apenas para usuários que utilizam a câmera com frequência.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.