Usando vulnerabilidades presentes nas versões Jelly Bean, Kit Kat e Marshmallow do Android, o malware conhecido como “Googlian” já infectou mais de 1 milhão de aparelhos ao redor do mundo. Segundo a empresa de segurança Check Point, que descobriu a ameaça, ela continua se espalhando e infecta aproximadamente 13 mil gadgets adicionais a cada dia que passa.
O que torna o software malicioso especialmente eficiente é o fato de que ele entra em smartphones através de aplicativos que, à primeira vista, parecem inofensivos. A difusão do problema tem sido especialmente rápida em países asiáticos, principalmente em mercados nos quais lojas virtuais alternativas ao Google Play são bastante populares.
Nossos vídeos em destaque
Assim que um aplicativo infectado é instalado, o Googlian permite tomar o controle do aparelho de forma remota. O malware também compromete o token de segurança do gadget, possibilitando que ele tenha acesso irrestrito a diversos serviços do Google, incluindo o Gmail, o Drive e o Photos.
Malware que promove apps legítimos
Os autores da ameaça não estão usando isso para ler mensagens, e sim para manipular os rankings de aplicativos da loja Google Play. O malware é capaz de forçar a instalação automática de outros apps, atribuindo automaticamente a eles uma pontuação de cinco estrelas — o resultado é um aumento súbito de popularidade de diversos softwares legítimos.
A ameaça tenta manipular o ranking de popularidade da loja Google Play
A Check Point criou uma ferramenta online na qual você pode inserir seu endereço de email e descobrir se foi vítima da infecção. No caso de o site detectar a existência de um problema, a única forma de garantir a segurança de seu dispositivo é realizar uma instalação totalmente nova do sistema operacional. Medidas adicionais incluem verificar a presença de apps estranhos em seu gadget e evitar baixar e instalar softwares oferecidos por fontes suspeitas.
)
)
)
)
)
)
)