Horizontal ou vertical? Como mudar a exibição da gaveta de apps no Android

1 min de leitura
Imagem de: Horizontal ou vertical? Como mudar a exibição da gaveta de apps no Android

O suporte a aplicativos dedicados à personalização da UI é um dos recursos mais atraentes do Android. Através da loja oficial da Google, vários apps podem ser baixados: para que iniciadores alternativos passem a ser executados pelo celular, tudo o que usuário deve fazer é emplacar uma rápida busca via Google Play (saiba mais).

Atribuir um visual vintage ou inspirado em super-heróis exige apenas a descomplicada instalação de pacotes temáticos (veja nesta página 12 seleções de ícones personalizados). Mas como, afinal, alterar a forma de exibição dos aplicativos através do app drawer, conhecido também como bandeja de aplicativos?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste tutorial, você vai aprender a ajustar a orientação do app drawer a partir do iniciador Nova Laucher, uma das interfaces alternativas mais populares do Android. O serviço pode ser baixado gratuitamente através deste link, via Google Play.

Como alterar a orientação do app drawer

Nota: vamos usar o Nova Launcher para configurar a forma de exibição dos aplicativos, mas outros iniciadores podem ser usados (confira mais opções aqui). 

Para que seus apps passem a ser exibidos horizontal ou verticalmente através do app drawer, o Nova Launcher terá de ser configurado como iniciador-padrão.

1 – Após o download e a instalação do launcher, mantenha seu dedo pressionado sobre qualquer lugar da tela inicial e abra as opções. Clique então em “Configurações” e abra a opção “Drawer”.

Mantenha seu dedo pressionado sobre a tela para abrir as configurações do Nova Launcher

2 – Em seguida, toque em “Estilo do drawer” e, por fim, selecione a opção desejada (“Vertical”, “Horizontal” ou “Lista”). Retorne à tela inicial e, se necessário, confirme o Nova Launcher como iniciador-padrão.

Escolha o tipo de orientação desejada para o app drawer

Agora, os aplicativos instalados em seu celular serão exibidos na horizontal ou na vertical através do app drawer; basta, assim, deslizar a tela para a esquerda ou para baixo a fim de encontrar o serviço desejado. 

Retorne à tela inicial e, se necessário, configure o Nova Launcher como app-padrão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.