Traduzir textos em um celular costumava ser uma tarefa difícil. Ao se deparar com um email em alemão, por exemplo, o usuário precisava copiar o texto no idioma estrangeiro, abrir seu navegador predileto (ou o aplicativo oficial de seu tradutor favorito) e colar as palavras ali, a fim de que o serviço de tradução fizesse o seu trabalho. Desnecessário dizer que todo esse trabalho era capaz de desanimar qualquer um.

Felizmente, desde a sua versão 6.0 Marshmallow, o sistema operacional Android passou a ser integrado com o Google Tradutor, o que facilita muito a vida na hora de traduzir qualquer coisa em qualquer aplicativo. O procedimento é simples: selecione o texto em questão, e, na caixa de opções que surge, toque no ícone dos três pontinhos. No menu expandir, selecione a alternativa “Traduzir”.

Google Tradutor está integrado ao Android 6.0 Marshmallow

Um popup com o trecho já traduzido surgirá instantaneamente na sua tela, desde que o smartphone esteja conectado à internet. Caso queira, é possível mudar os idiomas de entrada (que costuma ser identificado automaticamente) e de saída (que, por padrão, é o português do Brasil). Vale observar que esse recurso pode não estar disponível em algumas distribuições customizadas do Android (ou seja, em interfaces proprietárias, como a da LG).

Você sabia que o Google Tradutor está integrado ao Android Marshmallow? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: