Um estudo da Blanco Technology Group confirmou que dispositivos Android falham ou estragam mais que aparelhos com iOS. Segundo a pesquisa, a taxa de problemas em produtos com o sistema operacional da Google é de 44%, enquanto a rival apresentou "apenas" 25% de índice de falhas.

Esse primeiro número não é exatamente uma surpresa, já que o mercado do Android é mais vasto em quantidade de dispositivos de todos os tipos — não só mais variados, mas com alguns exemplares não tão bem construídos assim. Já o iOS possui uma "curadoria" maior da Apple justamente para apresentar menos problemas. De acordo com a responsável pela pesquisa, a maior quantidade de erros foi registrada na Ásia, com a Europa em segundo lugar e a América no Norte em terceiro.

A Blanco ainda classificou quais são os aparelhos que mais dão problema em cada uma das marcas. No caso do Android, a Samsung "lidera": quase metade dos dispositivos com problema são da marca. Motorola, Lenovo, Asus e LG complementam o ranking. O que mais falhou foi o Galaxy S6, seguido do Galaxy S5. O S6 Active também aparece na lista.

No caso do iOS, o iPhone 6 apresenta mais falhas, com o iPhone 5s e o iPhone 6 Plus logo atrás. Só modelos das três últimas gerações foram levados em conta.

O que costuma falhar

Segundo a pesquisa, esse é o ranking de componentes que apresentam mais problemas nos smartphones:

  • 1. Câmera
  • 2. Tela sensível ao toque
  • 3. Carregamento de bateria
  • 4. Microfone/alto-falante
  • 5. Chips Dual-SIM

Em alguns países, o ranking se altera levemente: nos EUA, "Desempenho" é o primeiro da lista, enquanto a Europa apresenta alto índice de erros no cartão microSD e no sinal de telefonia.

Os líderes no Android

No caso do Android, a empresa ainda listou quais são os serviços e as áreas que mais costumam travar. Ferramentas e utilitários em geral ficaram em primeiro lugar (85%), com o app de segurança mobile Lookout (que falhou 82% das vezes) sendo o grande vilão dos aparelhos.

Cupons de desconto TecMundo: