Via USB: como usar um celular ou tablet Android como receptor Wi-Fi em PCs

1 min de leitura
Imagem de: Via USB: como usar um celular ou tablet Android como receptor Wi-Fi em PCs

Computadores que não têm adaptadores wireless podem se conectar a um celular Android para que o acesso à internet seja feito através da tecnologia Wi-Fi. Exato: o "robozinho verde" pode funcionar não apenas como unidade externa de armazenamento e sincronização de dados mas também como roteador para PCs que não contam com o componente instalado.

Basta conectar o smartphone ao computador via USB e habilitar a função por meio das opções do Android. Esse serviço é de fato útil para usuários que pretendem acessar a internet a partir de desktops ou por meio de híbridos ou notebooks cujos adaptadores sem fio apresentam problemas de conexão, por exemplo.

Confira a seguir como usar seu tablet ou celular como receptor em sistemas Windows e Linux a partir do simples emparelhamento via cabo entre os dispositivos.

Use um celular como receptor Wi-Fi

Conecte seu celular ao computador com um cabo USB e, em seu Android, pressione "Configurar".

Conecte seu celular via cabo USB ao computador.

Na seção "Configurações de redes", toque em "Mais" para que opções complementares sejam exibidas. Em seguida, pressione "Roteador Wi-Fi" e ative a chave de "Vínculo por USB (tethering)". Pronto!

Habilite a função "Vínculo por USB (tethering)".

Feito isso, seu computador já poderá acessar a internet através do celular, que vai passar a funcionar como um receptor de sinal wireless.

  • Sua internet está lenta? Descubra neste tutorial se seu sinal Wi-Fi está sendo roubado.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.