Computadores de mesa que não possuem adaptadores wireless podem se conectar a um celular Android para que o acesso à internet seja feito através da tecnologia WiFi. Exato: o “robozinho verde” pode funcionar não apenas como unidade externa de armazenamento e sincronização de dados; é possível, também, usar o telefone como um roteador para PCs que não contam com o componente instalado.

Basta conectar o smartphone ao computador via USB e então habilitar a função por meio das opções do Android. Este serviço é de fato útil para usuários que pretendem acessar a internet não apenas a partir de desktops, mas também por meio de híbridos ou notebooks cujos adaptadores sem fio apresentam problemas de conexão.

Confira a seguir como usar seu tablet ou celular como receptor em sistemas Windows e Linux a partir do simples emparelhamento via cabo entre os dispositivos.

Use um celular como receptor WiFi

Conecte seu celular ao computador através de um cabo USB e, em seu Android, clique sobre em “Configurar”.

Conecte seu celular via cabo USB ao computador

Na seção “Configurações de redes”, toque sobre “Mais” para que opções complementares sejam exibidas. Em seguida, toque sobre “Roteador Wi-Fi” e ative a chave de “Vínculo por USB (tethering)”. Pronto!

Habilite a função "Vínculo por USB (tethering)"

Feito isso, seu computador já poderá acessar a internet através do celular, que vai passar a funcionar então como um receptor de sinal wireless.

  • Sua internet está lenta? Descubra neste tutorial se seu sinal WiFi está sendo roubado.

...

Quantos aparelhos estão conectados à sua rede WiFi?  Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: