Erro em processo do Android Wear faz com que aplicativos sejam fechados

1 min de leitura
Imagem de: Erro em processo do Android Wear faz com que aplicativos sejam fechados
Imagem: GeekSided

Você é uma daquelas pessoas que desembolsaram uma graninha e agora é um feliz proprietário de algum dispositivo vestível com Android Wear? Pois saiba que um pequeno erro no sistema pode estar fazendo com que alguns aplicativos sejam encerrados à força. Se isso está acontecendo com seu smartwatch, calma, você não está sozinho.

Um desenvolvedor postou sobre o caso em um fórum da própria Google, que é usado para coletar informações sobre bugs ou sugestões para o seu sistema de aparelhos vestíveis. Segundo o usuário, quando aplicativos de fitness – como assistentes de corrida ou planilhas de exercícios – rodam em tela cheia e tentam usar os dados coletados pelo acelerômetro do dispositivo, acabam sendo fechados inesperadamente e o sistema volta para a tela inicial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um passo em falso

Aparentemente, a situação ocorre porque o próprio Android Wear mantém ativo um processo que também coleta os dados do acelerômetro para atualizar a contagem do pedômetro – o bom e velho contador de passos. Toda vez que o número de passos é atualizado, um card é apresentado na tela inicial do aparelho, o que acaba gerando um conflito com o aplicativo que estava em atividade anteriormente.

Espera-se que isso seja corrigido em breve pelo time da Google, já que diversos aplicativos de saúde e esportes acabam sendo afetados por esse bug. Enquanto isso, o próprio usuário do fórum recomenda que os desenvolvedores de apps não façam seus programas rodarem em tela cheia logo de cara. Ele sugere chamar uma tela de notificação permanente e fazer com que o conteúdo seja exibido nessa janela. Desse modo, outros processos não vão interromper o funcionamento do aplicativo em uso.

Com cada vez mais dispositivos no mercado, a concorrência com o Tizen OS da Samsung e a futura briga com o Apple Watch, a tendência é que o Android Wear acabe evoluindo e ganhando robustez, além de mais funcionalidades. Até lá, temos que confiar na habilidade dos desenvolvedores em contornar esses pequenos erros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.