Microchip pode aumentar a bateria de novos dispositivos vestíveis Android

1 min de leitura
Imagem de: Microchip pode aumentar a bateria de novos dispositivos vestíveis Android

Pensando no crescente mercado de dispositivos vestíveis (gadgets que, literalmente, são passíveis de serem usados como acessórios junto ao corpo, como é o caso dos smartwatches — ou relógios inteligentes), a Imagination Technologies, parceira da Google, afirma que seu processador para esse tipo de categoria, o Ingenic Newton, é do tamanho de um cartão SD. Ele foi concebido para caber em dispositivos móveis do tamanho de uma moeda de 1 dólar (21,6mm x 38,4mm).

O dispositivo oferece uma solução de energia altamente otimizada pra gadgets, consumindo pouquíssima carga. O consumo no modo de espera é de apenas 4 mW, enquanto o consumo de pico é de cerca de 260 mW. Isso significa que um smartwatch com processador Ingenic pode funcionar por mais de 30 horas com uma única carga. Ele integra uma solução de alto desempenho que possui o equilíbrio certo de mídia, com codecs de vídeo e hardware gráficos 2D.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O processador também oferece a máxima flexibilidade para as empresas que desejam projetar produtos diferenciados, pois conta com um sistema modular. Isso permite ao desenvolvedor criar protótipos diferentes para demonstrar diversas aplicações aos seus clientes. Ou seja, as empresas podem remover os componentes desnecessários do módulo para reduzir o custo e criar produtos diversos para todos os tipos de público.

(Fonte da imagem: Reprodução/Imagination)

Ingenic Newton possui suporte a vários sistemas operacionais abertos: Linux 3.0.8, Android KitKat e vários outros que já foram portados para a plataforma Newton e que os desenvolvedores podem acessar através de códigos abertos. Além disso, a Ingenic pode fornecer pacotes de softwares especializados para clientes que estão procurando por controle de voz e de gestos para criar interfaces de usuários.

Tecnologia para ser usada

A tecnologia portátil está cada vez mais em alta. Segundo uma pesquisa da BCC Research, o mercado global de dispositivos de computação portáteis deve atingir 30,2 bilhões de dólares até 2018 — o que parece distante, mas definitivamente não é.

Levando em consideração o resultado dessa pesquisa, tornou-se crucial investir no desenvolvimento de plataformas dedicadas e sistemas operacionais projetados especificamente para a categoria distinta, produtos de baixo consumo de energia ultraportáteis.

Tudo isso vai ajudar os fabricantes de dispositivos Android vestíveis a transformar seus projetos em produtos com mais rapidez e a cumprir ambiciosos prazos de lançamentos de produtos da Google.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Android Wear? Clique aqui e saiba tudo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.