Atualização de Now on Tap permite rápida tradução de apps e páginas da web

2 min de leitura
Imagem de: Atualização de Now on Tap permite rápida tradução de apps e páginas da web

O serviço Now on Tap, da Google, ganhou diversas melhorias bem-vindas em sua última atualização e, agora, tem ainda mais opções em sua já recheada lista de funções. Com o update, os usuários de Android podem traduzir, para o seu idioma de origem, conteúdos de praticamente qualquer formato em língua estrangeira, seja em apps ou em páginas da web, incluindo aquelas com múltiplos idiomas.

No entanto, existe uma pegadinha para a qual vale a pena ficar atento: somente os aparelhos com Marshmallow suportam tal funcionalidade. Se por um lado ela traduz – cada vez melhor – qualquer língua que o Google Translate aceita, por outro existe essa condição restritiva. Além disso, é necessário que o dispositivo esteja com o idioma padrão definido como inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, português ou russo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Utilizar o Google Translate num celular não é novidade alguma. Recentemente, a Google trouxe ao Android um recurso que permite aos usuários realçar um texto num idioma estrangeiro e, então, ganhar a opção (através de pop-up) de traduzirem o trecho selecionado. O que o Now on Tap faz é tornar esse processo um pouco mais, digamos, “automático” – assim como quaisquer outras funções que executa. Tudo se resume a segurar o botão Home do aparelho. Basicamente, a atualização elimina aquela parte chata de mover o cursor por todo um trecho de texto, já que essa seleção nem sempre é precisa.

A tradução se torna mais rápida com a atualização do Google Now on Tap

Suporte a QR Codes e outras novidades

A atualização do Now on Tap também adiciona outros recursos, incluindo o suporte a QR codes e escaneamento de códigos de barras com a câmera do celular. Ao escanear um produto numa loja, por exemplo, a Google mostra detalhes e análises sobre o item em questão. Essa funcionalidade também era possível antes, mas não com tanta agilidade.

Outra novidade é aquilo que a Google chama de um novo “modo de descoberta”, que “transmite conteúdo visual relacionado àquilo que está na tela” em vez de simplesmente realizar uma pesquisa comum sobre o objeto.

Se por um lado o Now on Tap ainda não pode ser classificado como um assistente virtual aos moldes da Siri ou da Cortana, por outro ele tem habilidades que, sem dúvida alguma, traduzem, literalmente, aquilo que o usuário quer de forma instantânea – e com o simples pressionar de um botão. Conte para nós o que você acha disso na seção destinada aos comentários logo abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.