4 apps para Android Lollipop que habilitam os controles manuais da câmera

2 min de leitura
Imagem de: 4 apps para Android Lollipop que habilitam os controles manuais da câmera

Quando o Android Lollipop foi lançado pela Google no ano passado, uma nova API também foi liberada para oferecer suporte às aplicações de câmeras manuais em smartphones e tablets. Contudo, isso não quer dizer que todos os dispositivos com Lollipop possuem os controles das câmeras manuais por padrão, porém eles podem utilizar essas configurações para rodar aplicativos específicos que façam uso das configurações manuais.

Seja você um fotógrafo profissional ou amador, já é permitido utilizar apps diferentes para mexer nas configurações de imagem com o objetivo tirar fotos melhores e mais interessantes, do jeito que você quiser. Não existem muitos aplicativos que habilitam esses controles manuais, porém listamos alguns deles que definitivamente merecem atenção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

É claro que já existem dispositivos que oferecem alguns recursos manuais em suas câmeras (como é o caso do LG G4). Apesar disso, testar outro aplicativo do que o pré-instalado pode ser divertido e revelar algumas possibilidades surpreendentes para as suas fotografias. Além disso, alguns dos apps listados permitem que você capture imagens no formato RAW, algo um tanto raro no mundo dos smartphones.

Mas antes de fazer o download dos apps mencionados, verifique se o dispositivo que você possui oferece suporte aos controles manuais. Para tanto, baixe o Manual Camera Compatibility gratuitamente para conferir quais configurações de imagem são ou não são aceitas pelo aparelho em questão. Então, vamos lá:

1 – Manual Camera (Pago R$ 9,39)

Esse é um dos primeiros apps que fez uso dos recursos da nova API do Android Lollipop. Diversos tipos de ajustes manuais podem ser realizados, como velocidade do obturador, ISO, controle do balanço do branco, compensação de exposição manual e foco. Aqui você pode capturar imagens em formato RAW, ativar o brilho máximo da tela e habilitar o uso de linhas no visor.

2 – Camera FV-5 (Pago R$ 9,25)

O Camera FV-5 também oferece suporte ao formato RAW e JPEG, ideal para fotógrafos profissionais que querem aproveitar melhor o potencial do smartphone. As funções DLSR podem ser utilizadas de modo prático, alterando o ISO, a abertura e a velocidade do obtorado, assim como modo de foco e balanço do branco. Você também pode registrar imagens em sequências rápidas e escolher as melhores fotografias.

3 – A Better Camera (Gratuito)

O Better Camera não oferece suporte às fotografias RAW em todos os dispositivos, porém em alguns, como o Google Nexus 5. De qualquer modo, ele dispõe de ótimos recursos para você utilizar, como foco manual e velocidade do obturador. O app também é capaz de registrar panoramas de 360° em arquivos que passem dos 100 MB.

4 – Open Camera (Gratuito)

Esse aplicativo é completamente gratuito, porém não oferece suporte ao formato RAW e não é tão robusto quanto os outros apps mencionados. Contudo, as funcionalidades básicas vistas nas câmeras manuais também estão presentes aqui, como tempo de exposição, foco manual e alteração do ISO. Apesar de não ser tão bonito quanto os outros aplicativos, é eficiente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.