A Google está concentrada preparando o terreno para o Android M, mas a versão anterior é que está dando dor de cabeça para a fabricante. Segundo uma alta quantidade de usuários nos fóruns da internet e em páginas de suporte do sistema operacional, há um grave problema de drenagem de bateria na versão Lollipop.

O problema está no consumo de energia em aparelhos com as redes de dados móveis (2G, 3G e 4G). Enquanto essa conexão estiver ligada, aplicativos que usam a internet continuam ativos mesmo sem tarefas para executar e consumem quantidades absurdas de energia. Aparentemente, isso só para de acontecer se você forçar a parada dos serviços em questão.

Em outras palavras, aparelhos em standby drenam bateria como se você estivesse usando vários serviços ao mesmo tempo. Como é possível ver pelas capturas de tela postadas nos fóruns da Google, os serviços da Google Play chegam a gastar mais bateria até do que a tela do aparelho.

O problema foi identificado em diversas versões do Lollipop (5.1, 5.0.2 ou 5.1.1) e em aparelhos bem variados, da família Nexus até o OnePlus One.

Quando e como resolver?

Para resolver esse problema, a solução por enquanto é ou se conectar a uma rede WiFi ou desligar completamente o consumo de dados móveis. O tópico sobre o problema é um dos mais movimentos no fórum da Google — e a falta de respostas oficiais da fabricante está enfurecendo os usuários afetados.

A presença desse bug também na prévia do Android M também deixa o consumidor assustado, achando que o problema de bateria está no fundo da lista de prioridades da empresa. Vale lembrar que o consumo reduzido é um dos destaques desta e da próxima versão do sistema operacional.

Cupons de desconto TecMundo: