Recentemente, começaram a ser atualizados para o Android 5.1.1, nos Estados Unidos, os modelos Galaxy S6 e S6 Edge, da Samsung. As principais melhorias acontecem na câmera. No entanto, elas não são acessadas pelo aplicativo-padrão do aparelho.

Para usar as novas funções, é preciso instalar um app de câmera que faça uso do API Camera2 do Lollipop.

Com um programa compatível, é possível gravar as imagens em formato RAW, sem compressão e minimamente processado (mas com um tamanho de arquivo bem maior). Trata-se de um tipo de arquivo mais usado em câmeras profissionais, cujo propósito é que o processamento de imagem seja feito usando softwares de edição de fotografias.

Também é possível diminuir o valor de ISO para 50 (até então, o mínimo era 100), o que aumenta a qualidade das fotos em ambientes com bastante luz. Outra função liberada é a exposição manual do obturador, que vai de 1/1,2 segundo a até 1/75580 segundo (normalmente, o tempo é automático).

E quando esse Android 5.1.1 vai sair no Brasil? Procurado pelo TecMundo, a Samsung afirmou que ainda não há informação sobre quando a atualização vai chegar ao país.

Cupons de desconto TecMundo: