Uma das maiores reclamações entre os usuários do Android 5.0 Lollipop é a ausência do modo silencioso, presente em versões mais antigas do sistema operacional (como a 4.4 KitKat). É possível configurar o aparelho para não lhe interromper em momentos de silêncio absoluto, mas isso não é algo tão intuitivo quanto era antigamente (quando bastava pressionar o botão de volume até o fim).

Felizmente, há uma forma de recuperar essa característica tão amada — desde que seu aparelho esteja rooteado e equipado com o Xposed Framework, que ganhou uma edição Alpha para o Lollipop algum tempinho atrás. Trata-se de um aplicativo para usuários avançados e que lhe permite instalar alguns módulos de personalização muito bacanas para o SO. A grosso modo, o Xposed é para o root do Android o que o Cydia é para o jailbreak do iOS.

Silêncio total

Sendo assim, após instalar o Xposed Framework em seu aparelho Android, execute-o e vá para a seção “Baixar”. Use a barra de pesquisa para encontrar um componente chamado “True Silent Mode”. Baixe a versão mais recente do próprio – no momento em que esta matéria foi elaborada, a edição 2.7 era a última lançada.

Aguarde o término do download, e, em seguida, visite a seção “Módulos” do Xposed Framework. Marque a caixa de seleção referente ao componente recém-baixado. Será necessário reiniciar o seu dispositivo móvel para que as mudanças tenham efeito; sendo assim, desligue e ligue novamente o aparelho.

Pronto! Agora, ao pressionar o botão de volume de seu gadget até o fim, o ícone de som ficará levemente apagado (preste atenção na imagem acima), indicando que o sistema operacional está 100% silenciado.

Cupons de desconto TecMundo: