Embora a notícia de que o Android 5.0 Lollipop adota automaticamente tecnologias de criptografia seja positiva do ponto de vista da segurança, o mesmo não pode ser dito no quesito desempenho. Ao que tudo indica, a decisão da Google está causando problemas de performance em alguns aparelhos, como o Nexus 6 e o Nexus 9.

Suspeitando do problema, o site AnandTech requisitou à Motorola uma versão descriptografada do Nexus 6 para realizar alguns testes. As análises confirmaram que a versão do dispositivo com a medida de segurança instalada pode ter desempenho até 63% pior do que o correspondente desprotegido, obtendo uma redução de 50% em sua velocidade de escrita de dados.

O que mais preocupa na situação é que todos aqueles que comprarem um novo aparelho com o Android 5.0 instalado vão ligar o sistema de criptografia automaticamente ao habilitá-lo — e simplesmente não há opção de desativar tal recurso. Felizmente, isso não acontece com quem possui uma versão anterior do sistema operacional e faz o upgrade para o Lollipop.

Diante da situação, a  comunidade de modder já está trabalhando em meios de quebrar a proteção de forma a melhorar o desempenho dos aparelhos Nexus afetados. No entanto, fica a expectativa de que a Google também tome medidas para possibilitar que seus consumidores possam desabilitar as opções de criptografia ou consigam obter um desempenho melhor mesmo com a opção ainda ativada.

Cupons de desconto TecMundo: