TecMundo ensina: testando o Android Lollipop em seu computador [tutorial]

2 min de leitura
Imagem de: TecMundo ensina: testando o Android Lollipop em seu computador [tutorial]

A versão 5.0 do Android, o Lollipop, teve o seu código-fonte recentemente liberado para todo mundo, o que também inclui as fabricantes. Portanto, é de se esperar que muito em breve essas companhias passem a disponibilizar a mais nova atualização do sistema operacional da Google para os seus consumidores.

Até o presente momento, o único aparelho disponível que está equipado com o Android Lollipop é o Nexus 9, tablet que já começou a ser vendido em alguns mercados selecionados e não há previsão de chegada aqui no Brasil. Porém, se você não quer esperar o lançamento desse dispositivo por aqui e nem quer aguardar as modificações das fabricantes, saiba que é possível testar a versão 5.0 do SO diretamente no seu computador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Preparando o ambiente para rodar o Android

O processo para testar o Android Lollipop em seu computador envolve a utilização de ferramentas que são aparentemente complexas. Apesar disso, o passo a passo é bem simples e qualquer um com o mínimo de conhecimento pode testar essa versão do SO em seu computador. Para fazer isso, siga o nosso tutorial:

  • O primeiro passo a ser tomado é baixar e instalar o JDK do Java SE em sua máquina. Esse pacote reúne os componentes necessários que permitem o desenvolvimento de aplicações utilizando a linguagem de programação Java;
  • Depois de instalar o JDK, baixe o Eclipse ADT Bundle através deste link. Esse é o ambiente utilizado para criar os aplicativos Android, comumente chamado de IDE (integrated development environment ou ambiente integrado de desenvolvimento);
  • Descompacte-o em um lugar conhecido e, dentro da pasta “adt-bundle”, execute o arquivo “SDK Manager”;
  • Na janela que será aberta, clique em “Install Packages...” para instalar todos os arquivos que você precisa para testar a última versão do Android.

Criando o dispositivo virtual com Android

  • Ainda na mesma janela, selecione a opção Tools > Manage AVDs > Create para criar um dispositivo virtual que vai rodar o Android;
  • Na nova janela, digite um nome para a máquina virtual e escolha o dispositivo que vai ser emulado pelo computador (sugerimos o Nexus 5);
  • No campo “Targer”, escolha a opções “Android 5.0”;
  • Na opção “CPU/ABI”, selecione um processador (recomendamos um ARM);
  • E no campo “Skin”, escolha a primeira opção (“Skin with dynamic hardware control”);
  • Deixe marcado o checkbox “Use Host GPU” para aprimorar a velocidade da emulação;
  • Por fim, clique em “Start...”, espere um pouco e desfrute de todas as novidades do Android Lollipop diretamente em seu PC.

Esses passos sugeridos dispensam a necessidade de baixar o código-fonte do Lollipop. A instalação automaticamente reúne esses arquivos e os inclui em seu computador. No entanto, é importante ressaltar que a máquina virtual pode rodar com baixo desempenho dependendo das configurações de seu PC.

--

Vale lembrar que a versão 5.0 desse SO já traz a nova roupagem do sistema baseada no Material Design. Esse novo esquema traz novidades na barra de notificações, no menu multitarefas e na aparência geral de muitos aplicativos.

Algumas novidades também estão invisíveis aos usuários: o sistema de criptografia por padrão e a possibilidade de habilitar usuários separados são algumas delas. Assim como o KitKat, esse sistema operacional é capaz de rodar em dispositivos com até 512 MB, valor bem abaixo do que geralmente encontramos nos aparelhos de hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.