Android Lollipop tem "botão de autodestruição" antifurto

1 min de leitura
Imagem de: Android Lollipop tem "botão de autodestruição" antifurto
Imagem: Thinkstock

Entre todas as novidades do Android Lollipop, apresentado nesta quarta-feira (15), uma delas é especialmente comemorada por quem é preocupado com a segurança dos dispositivos móveis. O novo sistema operacional terá um "kill switch", que pode ser traduzido como um botão de autodestruição.

Calma, isso não significa que é só pressionar um grande botão vermelho que inicia uma contagem regressiva até que o aparelho exploda na sua cara: trata-se de um mecanismo que impede que o aparelho roubado seja restaurado por qualquer pessoa — a não ser sob a aplicação de uma senha. Não tem o código? Então o aparelho fica simplesmente inutilizável.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esse tipo de procedimento até já virou lei na Califórnia (smartphones fabricados depois de julho de 2014 precisam de um "kill switch"), e a inclusão foi bastante celebrada por fãs do Android. Os advogados George Gascón e Eric Schneiderman, que publicaram um documento parabenizando a empresa por tal feito, relatam que os furtos de iPhones até caíram porque os bandidos já sabem da existência de recursos como o "Find my iPhone" ou a autodestruição.

Vale lembrar que a Google já implementou também a possibilidade de travar remotamente o tablet ou smartphone, o que significa que a adição do Lollipop, junto com estreia de uma criptografia reforçada de dados, é a peça final para a montagem do mecanismo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.