Entre os vários anúncios feitos durante a conferência de abertura do Google I/O 2014 sobre o Android L, a versão prévia do próximo sistema operacional da empresa, um deles chamou a atenção mais do que inovações no design e na barra de notificações: uma plataforma que garante alguns minutos a mais de bateria quando antes parecia que o tablet ou smartphone desligaria a qualquer momento.

Trata-se do Project Volta, uma divisão do sistema dedicada a aumentar a vida útil de uma carga da bateria com certas ferramentas, além de fornecer possibilidades para desenvolvedores economizarem a energia drenada por seus apps.

Os salvadores da pátria

Para começar, o Battery Saver é o clássico modo de economia de bateria que diminui o brilho do display, relaxa o processador e faz outras atividades. Em um Nexus 5, ele garante 90 minutos adicionais de energia, segundo a Google. O Battery Historian dá a você um histórico sobre o quanto de bateria foi drenado e onde estão os "picos", ou seja, os momentos de uso que causam exageros no consumo.

Já Job Scheduler é uma API que faz com que desenvolvedores escolham quando certas tarefas são executadas em seus apps — evitando que determinadas partes do sistema sejam ativadas com bateria baixa, como atualizações ou tarefas mais pesadas.

Cupons de desconto TecMundo: