Futuro guarda cancelamentos menos dolorosos para clientes de teles (Fonte da imagem: Reprodução/AmargosaNotícias)

Como publicamos mais cedo, a Anatel aprovou ontem um novo regulamento que pretende reger as relações das operadoras de telecomunicações com seus clientes. Entre as novidades do Regulamento Geral dos Direitos do Consumidor de Telecomunicações estão medidas para aumentar a validade dos créditos de telefones pré-pagos, por exemplo, mas um dos pontos que chama mais atenção é a possibilidade de clientes cancelarem suas linhas pela internet, na página da operadora contratada.

Com isso, a agência reguladora estipula que as empresas de telecomunicações terão de disponibilizar uma forma de cancelamento de contratos pela internet, na área de cliente de seus sites. Dessa forma, será possível evitar longas esperas nas filas de call centers e contrapropostas das empresas para manter os clientes.

Esse cancelamento realizado pelo site da operadora deverá ser realizado em até dois dias úteis depois da solicitação pelo usuário, que poderá voltar atrás nesse período. Essas e demais medidas do novo regulamento da Anatel devem ser acatadas em até 120 dias após a publicação do conteúdo no Diário Oficial da União. A agência deve fazer isso em alguns dias.

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