Por meio de um comunicado à imprensa, a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, começou a informar os resultados da sua pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações. Segundo a agência, foram avaliados os serviços de telefonia fixa (STFC), de telefone de uso público (TUP), de telefonia móvel (SMP) e de TV por Assinatura.

Para a elaboração da pesquisa, a Anatel ouviu aproximadamente 200 mil clientes de todo o Brasil e que consomem todos esses tipos de produtos. Requisitos como a qualidade de atendimento, as práticas de preços, as tarifas e a qualidade das ligações foram levadas em consideração pela agência.

Além disso, a satisfação dos usuários dos serviços de banda larga prestados pelas empresas de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura também foram levados em conta. Aqui, a satisfação quanto aos preços de oferta, velocidade e estabilidade da conexão foram avaliados pelos consumidores.

Maioria satisfeita

Segundo as informações do levantamento feito pela Anatel, a maioria dos clientes está satisfeita com os serviços prestados pelas operadoras. Isso, no entanto, também não significa que tudo seja uma maravilha, pois as margens de consumidores que consideram os serviços regulares ou mesmo ruins são muito grandes. Confira.

Em casa

Nos serviços de telefonia fixa residencial, s resultados indicam que 46,5% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos; 40,7% consideram o serviço mediano ou regular e 12,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 87,2% consideram o serviço satisfatório, enquanto 12,8% desaprovam o serviço avaliado.

Já quando o assunto é a banda larga, os satisfeitos representam 52,2% dos casos, enquanto que 25,9% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 21,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Dessa forma, 78,1% consideram o serviço satisfatório, enquanto 21,9% desaprovam o serviço avaliado.

No escritório

Os clientes coorporativos mostraram-se mais contentes com as empresas de telefonia, pelo menos segundo o levantamento da Anatel. Em 55,5% dos casos eles se declararam satisfeitos com os serviços, enquanto que 38,8% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 5,7% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos.

Dos usuários de banda larga não residencial ou corporativa que é fornecida por empresas de telefonia fixa, 59% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o serviço e 24,2% o consideram mediano ou regular. Aqui, a insatisfação cresce um pouco, atingindo 16,8% dos entrevistados.

Demais resultados

No comunicado, a Agência Nacional de Telecomunicações traz somente as informações da primeira etapa da pesquisa. Dados referentes à satisfação dos clientes de telefonia móvel e de televisão por assinatura só serão divulgados em dois eventos na próxima semana. O primeiro acontece em Recife, no dia 23 e o segundo em São Paulo, no dia 25 de abril.

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