(Fonte da imagem: Divulgação/Anatel)

Se depender da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Copa do Mundo de 2014 terá tecnologia de ponta nas áreas pelas quais o órgão é responsável. Só em 2012, foram investidos R$ 52,5 milhões pela agência, ultrapassando a estimativa, que era de R$ 45,7 milhões.

As áreas contempladas são gestão de espectro radiofônico, backup de bases de dados, sistemas móveis de radiolocalização e radiomonitoragem, sistemas de avaliação de qualidade de cobertura e outros equipamentos de monitoramento, com prioridade para serviços móveis. A preocupação com o aumento do uso de sistemas de telecomunicação (internet móvel ou não e outros meios eletrônicos) é o que mais motivou a Anatel na hora do investimento.

Mas a infraestrutura desses serviços é de responsabilidade das operadoras e empresas detentoras de canais de TV e planos de dados – e é o trabalho conjunto entre todas essas instituições o que fará com que, nas previsões mais otimistas, ninguém fique sem sinal de televisão ou internet no celular durante a Copa.

Cupons de desconto TecMundo: