Anatel reduzirá o preço de ligações entre operadoras

1 min de leitura
Imagem de: Anatel reduzirá o preço de ligações entre operadoras

Como você já deve ter notado, os seus serviços de telefonia são disponibilizados pela mesma operadora usada pela maioria dos seus amigos ou familiares. O nome desse comportamento é “efeito clube” e ele é causado pelo alto preço das ligações entre linhas de companhias diferentes — afinal de contas, é bem melhor ligar para o número que é mais barato.

Quem chamou atenção para esse fato foi a Anatel, agência que regula a telefonia brasileira. Em um primeiro momento, isso não parece um problema, mas esse efeito atrapalha a concorrência entre as operadoras, o que impede serviços com preços menores e a melhora do que é ofertado.

Por conta disso, a Anatel quer reduzir o valor de ligações entre linhas de operadoras diferentes. O objetivo é o de diminuir o preço dessas tarifas de R$ 0,42 por minuto em média para R$ 0,31 até 2014.

Esta iniciativa, que já está sendo avaliada há dez anos, tem apoio do Governo Federal, portanto é muito provável que o conselho da agência de telefonia aprove a decisão.

Eliminando as cobranças

Outra proposta que ainda está sendo estudada é eliminar a cobrança extra nas ligações entre operadoras diferentes, de modo que esse serviço não possa ser um instrumento de fidelização de clientes. Contudo, há a possibilidade das empresas lucrarem de outra maneira, como o encarecimento de chamadas entre linhas da mesma companhia.

Fonte: Folha

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.