Review: Gabinete Corsair Carbide Series SPEC-01

5 min de leitura
Imagem de: Review: Gabinete Corsair Carbide Series SPEC-01

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

O Carbide SPEC-01 é um gabinete relativamente simples, direcionado àqueles que querem montar um PC, mas sem gastar muito dinheiro com isso. Contudo, isso não significa que o gabinete não seja de qualidade.

O equipamento possui uma série de recursos importantes e que certamente vão fazer a diferença na hora da montagem.

Além de muitos espaços para a montagem de coolers de diversos tamanhos, o SPEC-01 também possui uma janela de acrílico na lateral, algo que geralmente só é visto em equipamentos mais caros.

Especificações

Embalagem e conteúdo

A embalagem do SPEC-01 é bastante tradicional — uma caixa de papelão pardo reforçada que traz, estampada nas laterais, algumas informações básicas do produto. Por dentro, o gabinete fica envolvido em um plástico protetor e depositado em duas bases de isopor para evitar danos durante o transporte.

O manual de referência rápida que acompanha o gabinete oferece poucas informações, restringindo-se a informar os acessórios que acompanham o gabinete. Esses itens ficam depositados em uma caixa de papelão dentro do case, e são os seguintes:

  • 16 parafusos curtos para cooler;
  • 4 parafusos longos para cooler;
  • 10 parafusos para HD;
  • 16 parafusos para SSD/Drive Óptico;
  • 4 parafusos para SSD;
  • 1 suporte para placa-mãe;
  • 4 braçadeiras de nylon na cor preta.

Parte externa

O SPEC-01 é um gabinete mid-tower relativamente simples, mas que possui um acabamento muito bom com um design relativamente conservador. O modelo que testamos é inteiramente construído na cor preta, inclusive as partes plásticas do painel frontal e toda a carcaça metálica. Apesar de ser um modelo mais básico, o SPEC-01 possui uma construção bastante sólida.

A parte da frente possui o painel de controle do gabinete; essa área é levemente inclinada para cima e oferece uma porta USB 3.0 e uma porta USB 2.0. Entre elas, conectores de fones de ouvido e microfone. Os botões de força e reset ficam nas extremidades.

Logo abaixo do painel de controle vemos duas baias de expansão 5,25”. Continuando, temos o espaço para montagem dos dois coolers de 120/140 mm. O modelo que testamos já traz um cooler na frente, que é todo translúcido e iluminado por LEDs. A luz vermelha contrasta com a pintura fosca do gabinete e deixa um visual muito bom.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Os dois coolers são cobertos por uma tela de proteção contra poeira. Essa peça não é removível, ou seja, na hora da limpeza será preciso retirar toda a parte frontal do gabinete. Felizmente isso é uma tarefa fácil, bastando puxá-la pela parte de baixo. Os encaixes são firmes, logo não deve ser tão fácil quebrá-los.

A lateral esquerda possui uma janela acrílica que mostra todo o conteúdo do gabinete. O acabamento é simples, mas bem feito e resistente. A outra tampa lateral não possui nenhum detalhe específico, apenas uma parte vazada que garante o posicionamento dos cabos por trás da placa-mãe.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Atrás do gabinete, há um espaço para cooler de 120 mm, sete slots de expansão e o espaço da fonte, na parte inferior. Como o cooler da fonte fica posicionado embaixo, esse é o ventilador mais propício a colecionar poeira. Para evitar esse problema, a Corsair tratou de incluir um filtro de pó que pode ser removido facilmente para limpeza.

Parte interna

Assim como na parte externa, a parte interna do SPEC-01 é relativamente simples. A estrutura que segura os HDs fica parafusada na parte inferior do gabinete. Com isso, há espaço de sobra para a placa de vídeo, já que quase toda a extensão do case pode ser utilizada para esse propósito.

Para a fixação dos HDs, existem quatro gavetas específicas. Nelas é possível fixar tanto HDs tradicionais quanto SSDs. As duas baias 5,25” são bem tradicionais e oferecem clipes para a fixação dos periféricos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O espaço interno é bem distribuído e, apesar de esse gabinete ser relativamente estreito, é possível organizar os cabos por trás da placa-mãe sem problemas graças à tampa lateral côncava. Isso também é facilitado pela posição das gavetas para HDs.

Conectores

Os cabos de conexão do painel frontal do gabinete são de boa qualidade, e um detalhe que parece simples, mas que é importante, é que o conector de áudio HD do painel frontal é uma peça só. Outros gabinetes trazem todos os fios separados e isso acaba sendo uma dor de cabeça na hora da montagem do PC.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O painel de controle frontal possui apenas duas portas USB, sendo que uma é 3.0 e outra é 2.0. Caso você esteja montando esse gabinete com uma placa-mãe mais antiga (sem suporte a USB 3.0), terá à sua disposição apenas uma porta USB.

Os conectores de som são de boa qualidade e apresentam uma boa resposta sonora, sem chiados e/ou ruídos.

Suporte a coolers, radiadores e filtros

O SPEC-01 possui muito espaço para ventiladores. Ao todo, é possível conectar até cinco coolers dentro do gabinete, sendo dois em cima, dois na frente e um atrás. O modelo que testamos já vem de fábrica com um cooler iluminado na parte da frente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Corsair)

A adaptação de watercoolers é um pouco limitada no modelo. Apesar de possuir espaço para coolers na parte superior, o acoplamento de um radiador só é possível na parte de trás do gabinete. Deste modo, apenas modelos com no máximo 160 mm podem ser utilizados aqui.

Vale a pena?

O SPEC-01 é um ótimo equipamento para quem procura um gabinete com uma construção excelente e que ofereça o básico para a montagem de uma máquina robusta. Apesar de simples, ele é muito bem construído e possui recursos interessantes.

A janela de acrílico na lateral é um destaque no modelo. Isso porque muitos gabinetes mid-tower mais básicos vendidos atualmente ainda não oferecem esse recurso. Apesar de ser estreito, esse case permite que os cabos sejam organizados de forma inteligente, algo que certamente deve ser considerado na hora da compra.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O SPEC-01 também possui alguns filtros de poeira em seu interior, sendo que um deles é removível. Isso também conta como ponto positivo: limpar um filtro é mais fácil do que limpar todo o interior da máquina.

Esse modelo pode ser encontrado nos Estados Unidos por cerca de US$ 50 (R$ 115). Por ser uma versão mais simples, não deverá custar muito além disso aqui no Brasil. Desse modo, é possível dizer que o SPEC-01 é um excelente produto.

Galeria de imagens

Este produto foi cedido para análise pela Corsair.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.