Review: notebook ASUS VivoBook S451LA

5 min de leitura
Imagem de: Review: notebook ASUS VivoBook S451LA

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Anunciado em outubro, o notebook VivoBook S451LA é a aposta da ASUS para quem deseja aproveitar os recursos do Windows 8. Contando com uma tela que traz tecnologia touchscreen de altíssima precisão, este aparelho promete agradar até mesmo aos usuários mais exigentes.

O produto impressiona pelas configurações de hardware, que devem ser suficientes para o consumidor mais exigente. A dúvida que fica é: será que as qualidades deste ASUS são suficientes para atrair o interesse do comprador?

A ASUS nos enviou um modelo para análise e, como de praxe, realizamos nossas baterias de testes para trazer um veredito para você. Hoje, vamos ver as configurações, resultados e, claro, as vantagens e desvantagens do produto. Antes, contudo, vamos ver as especificações do VivoBook S451LA:

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Resultados de Benchmark

PCMark 8 Professional Edition

O PCMark 8 foi gentilmente cedido pela Futuremark (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

3DMark

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Aprovado

Visual caprichado

A ASUS sempre foi conhecida por caprichar no design de seus produtos, e com o VivoBook S451LA não é diferente. A empresa aproveitou algumas características visuais que já existiam em outros laptops lançados anteriormente, poliu os traços e desenvolveu um notebook incrivelmente elegante.

A ideia de colocar as teclas na mesma superfície que o mouspad, por exemplo, deixa este aparelho com outra cara. Tudo fica devidamente unificado, algo que foi muito bem planejado. As teclas são todas bem posicionadas, e a tela sem bordas compactua com essa proposta, evitando o uso de remendos e saliências desnecessárias.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

É bom ver ainda que a ASUS continua fugindo do padrão. Nada de usar somente preto, branco e alguns tons de cinza. A ideia aqui é apostar em uma combinação diferenciada. A tampa do produto, por exemplo, imita aço escovado, com cores que puxam para um tom de cinza com uma mescla de azul. A parte interna tenta se assemelhar a um metal fosco.

Hardware poderoso

Conforme você já conferiu em nossos benchmarks, este notebook da ASUS dá show em desempenho. Graças ao processador Intel Core i7 de 4ª geração e da GPU embutida Intel HD Graphics 4000, este computador pode rodar os principais aplicativos, mesmo que estejamos tratando de softwares mais exigentes.

Em nossas verificações, o chip gráfico mostrou excelentes resultados para rodar os testes tridimensionais, o que comprova que ele tem capacidade para executar games de qualidade intermediária. Basicamente, sem o uso de filtros, você pode rodar muitos títulos atuais sem quaisquer problemas.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

É importante notar que o sistema de refrigeração deste ASUS é muito eficiente. Apesar de contar com apenas uma saída de ar, o cooler consegue manter a temperatura do processador abaixo dos 50° C. Você pode usar este notebook no colo sem problemas — e não se preocupe, pois o calor não é transmitido para o teclado.

Bateria generosa

Um dos principais problemas de muitos notebooks atuais é a baixa autonomia de bateria. Pensando no consumidor que realmente precisa usar o computador portátil por longos períodos, a ASUS incluiu uma bateria de alta capacidade neste VivoBook. Abaixo, você confere como este laptop se saiu no teste do Powermark:

O Powermark foi gentilmente cedido pela Futuremark (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Além dessa verificação, fizemos um teste com reprodução de vídeo através da rede WiFi (o brilho da tela estava em 50%). Este VivoBook mostrou que sabe gerenciar muito bem a energia, consumindo apenas 9% da bateria para reproduzir 30 minutos de vídeo.

Som agradável

Já faz um bom tempo que a ASUS vem trabalhando com a tecnologia Sonic Master, a qual promete trazer um equilíbrio perfeito na reprodução sonora de diversos tipos de conteúdo. O VivoBook S451LA é mais um notebook que vem com esse sistema de áudio, o qual garante alta qualidade na reprodução de graves e agudos.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Em nossos testes, percebemos que o volume fica em um nível médio, garantindo que o usuário possa ouvir suas canções a uma distância moderada e sempre focando na qualidade. Não percebemos quaisquer distorções ou ruídos provenientes dos alto-falantes. O som, na verdade, sai pelas frestas do teclado, o que garante uma boa distribuição do áudio.

Reprovado

Tela de baixa qualidade

Ainda que seja um produto de alto desempenho, este ASUS não é indicado para quem é realmente exigente. Talvez para poder reduzir o preço do produto, a fabricante acabou optando pela adição de uma tela mais simples (estamos falando apenas da reprodução, não da sensibilidade ao toque).

É importante notar que o display do VivoBook S451LA reproduz as cores muito bem e até oferece alto nível de brilho, contudo ele distorce as imagens facilmente quando mudamos um pouco o ângulo de visão. É preciso ficar posicionado exatamente em frente ao notebook para conseguir enxergar o conteúdo na tela.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Não bastasse esse probleminha, ainda temos que pensar na questão da resolução. Certamente, a qualidade HD (a tela exibe 1366x768 pixels) não deixar a desejar, mas como estamos tratando de um aparelho mais robusto, esperávamos encontrar uma tela Full HD.

Medidas exageradas

Outra questão que nos incomodou bastante e que certamente trabalha contra o produto são as medidas e o peso deste ASUS. Por conta do drive de DVD, que talvez seja dispensável para muitos consumidores, a espessura do produto acaba sendo exagerada.

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)

Quanto ao peso, certamente um notebook de 2,2 kg não é ideal para quem precisa transportar o computador o dia todo. Também não é vantagem comprar uma máquina portátil que seja poderosa apenas para deixar em casa. Talvez, uma pequena redução de 200 ou 300 gramas já fosse suficiente para convencer o consumidor de que este é um produto realmente refinado.

Vale a pena

Segundo o anúncio da ASUS, o VivoBook S451LA será lançado no Brasil por R$ 3.099. Este não é um preço muito salgado se levarmos em conta as tecnologias empregadas e o processador Intel de alto desempenho, mas também é preciso pesar outras questões (como o custo-benefício) sobre a máquina.

Infelizmente, não acreditamos que valha a pena investir tanto dinheiro neste notebook, principalmente após verificarmos que a tela não é tão boa e que os resultados do disco rígido deixam muito a desejar (o que pode causar impacto em algumas situações).

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Quem sabe, se o ASUS VivoBook S451LA trouxesse uma configuração mais balanceada, o investimento certamente seria válido. Talvez, a inclusão de um chip gráfico dedicado e um HD mais rápido poderiam deixar a máquina mais atraente.

Só para você ter uma ideia, com esses 3 mil reais é possível adquirir um Avell Titanium B154 SE que vem com uma configuração equilibrada (i5-3230M e GeForce GTX650M). No fim das contas, o VivoBook que testamos se saiu muito bem nos testes, mas ele acaba não sendo o melhor investimento para quem busca alto desempenho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.