Review: testamos o iZettle, sistema que revoluciona o pagamento por cartão

9 min de leitura
Imagem de: Review: testamos o iZettle, sistema que revoluciona o pagamento por cartão

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Se você acompanha o Tecmundo, já deve ter visto por aqui o lançamento do iZettle, aparelho que transforma seu smartphone em uma máquina de cartão. Ele chegou ao Brasil esta semana e vai custar R$ 99, mas está sendo distribuído gratuitamente até o dia 30 de setembro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para usar o gadget, basta que você tenha um aparelho rodando Android ou iOS e conte com conexão de internet via 3G, 4G ou WiFi. O iZettle cobra 5,75% a cada transação feita, mas você não vai precisar desembolsar nada caso não use o serviço: fora a taxa de uso, ele é gratuito, sem mensalidade ou taxas de manutenção. Confira abaixo os pontos positivos e negativos do sistema e descubra se ele é o ideal para o seu negócio!

Aprovado

Design

Ao ver o iZettle pela primeira vez, a reação geralmente é positiva. Na redação do Tecmundo, o design compacto, funcional e moderno do aparelho chamou muito a atenção de todos. Ele é pequeno, cabe em qualquer bolso e ainda tem um acabamento emborrachado, que protege o aparelho e deixa o iZettle ainda mais bonito.

 (Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Os espaços para passar e inserir o cartão são discretos, valorizando mais ainda o estilo do aparelho. O equipamento funciona com uma pilha AAA que, pelo baixo consumo de energia, provavelmente pode durar por alguns meses.

Cadastro veloz

Para fazer o cadastro, você só precisa separar 10 minutos do seu dia. É só clicar neste link e selecionar o botão “Crie uma conta e receba um leitor”. Ali, você pode determinar se a sua conta será empresarial ou pessoal.

A conta pessoal exige conexão com o Facebook e o registro de informações como CPF, endereço e nome completo. Já no cadastro empresarial, você deve selecionar o tipo de empresa e confirmar dados como CNPJ, nome fantasia e dados de contato.

Para ambos os casos, é preciso registrar uma senha, que será a forma de acesso para o sistema. No caso da conta pessoal, o email de acesso é o mesmo da conta do Facebook. A análise de cadastro é extremamente veloz. Nos testes feitos pelo Tecmundo, levou pouco mais de dois segundos para que a confirmação fosse feita.

(Fonte da imagem: Reprodução/iZettle)

Depois disso, você pode solicitar o recebimento do iZettle. O último passo do cadastro é informar os dados da conta em que o dinheiro será depositado e pronto! Assim que você tiver o gadget em mãos, já pode começar as vendas.

Funcionamento simples

O iZettle é muito fácil de ser utilizado. Mesmo que você não seja um expert em tecnologia, o sistema não exige conhecimentos específicos. Quando receber seu iZettle, é só baixar o app para seu smartphone ou tablet. Para fazer o download para iPhone, iPad ou iPod touch, clique neste link. Para ser redirecionado para o Google Play e instalar o sistema em seu Android, é só clicar aqui.

(Fonte da imagem: Caroline Hecke/Tecmundo)

Assim que você abrir o aplicativo, basta inserir o email e a senha cadastrados para liberar seu acesso. Depois disso, o sistema sempre será aberto diretamente em sua conta. O iZettle é inserido mesma entrada em que você usa seus fones de ouvido.

Ao plugar o gadget, uma mensagem aparece, perguntando se aquilo é realmente o iZettle ou se você está conectando uma saída de áudio. Você pode solicitar que o sistema identifique o iZettle automaticamente, o que deixa tudo ainda mais veloz.

Depois da primeira configuração, sempre que você for fazer um pagamento, só precisa abrir o app e plugar o iZettle. Para solicitar o pagamento, é só inserir o cartão na entrada superior do dispositivo. Então, marque o produto vendido ou identifique o valor a ser pago. Uma nova janela aparece para que você confirme a compra e seu cliente assine a nota. Pronto! A venda já foi feita.

Comprovantes completos

Assim que uma venda é finalizada, você pode identificar o endereço de email de seu cliente e ele vai receber o comprovante no endereço eletrônico. Depois da primeira compra, aquele email fica associado aos números iniciais e finais do cartão. Embora os dados completos do cartão não fiquem salvos no sistema, o iZettle consegue identificar o cliente a cada vez que ele usar uma máquina da marca.

O comprovante também pode ser impresso caso você conte com uma impressora com conexão WiFi compatível com seu smartphone ou gadget. Mas, se você quiser economizar no papel ou não contar com uma impressora, o comprovante de compra é enviado em formato detalhado para o email do cliente.

Ali, ele vai receber a descrição dos produtos comprados, preço de cada um e imagens, caso elas existam no seu sistema. Além disso, o comprador também pode visualizar o mapa do local em que a compra foi feita, o que aumenta a segurança do consumidor e ajuda na identificação de vendedores.

O consumidor também recebe dados de contato do vendedor e pode compartilhar a experiência de compra no Facebook, o que vai ajudar na divulgação do seu negócio, sem que você precise investir um centavo.

Cardápio ou catálogo

Para deixar a venda ainda mais simples, você pode criar um catálogo ou cardápio completo com todos os produtos vendidos por você, descrição e fotos. Assim, na hora da venda, você só precisa selecionar os itens e o sistema faz a soma automaticamente.

 

Além de deixar a venda mais rápida e eliminar o uso da calculadora, isso facilita o controle de vendas e estoque e ainda permite que o consumidor tenha dados complementares sobre os produtos quando o comprovante é enviado por email, o que é muito melhor do que qualquer recibo feito no papel.

Outro ponto positivo nisso tudo é que você passa a contar com seu catálogo sempre no bolso. Se quiser, assim você pode eliminar o hábito de andar com cardápios ou catálogos de um lado para o outro. É mais veloz, mais prático e possibilita o fechamento de negócios a qualquer hora do dia ou da noite.

Sistema de gerenciamento

Outra enorme vantagem do iZettle é o seu sistema de gerenciamento completo. Com ele, você recebe estatísticas sobre suas vendas e pode acompanhar gráficos em tempo real que mostram o sucesso de seu negócio por meio de estatísticas de venda.

O sistema também pode ser acessado por qualquer computador, o que ajuda no registro de produtos e torna a visualização ainda mais completa. Assim, você sabe qual tipo de produto está vendendo melhor e em quais períodos, o que pode ajudar o empresário a tomar decisões estratégicas ao longo do ano.

(Fonte da imagem: Reprodução/iZettle)

Além da visualização de produtos mais vendidos, o iZettle também mostra os seus clientes regulares, o que pode evoluir para programas de fidelidade ou pode ajudar em campanhas de relacionamento com o consumidor. Se você preferir, pode exportar suas vendas para documentos do Excel e manter seus relatórios fora da rede.

Mas não pense que as estatísticas se resumem a vendas por cartão: o iZettle também permite que você registre vendas feitas em dinheiro e envie comprovantes da mesma forma. Isso tudo faz com que você elimine aplicativos de gerenciamento adicional e economize muito tempo, já que não é necessário inserir qualquer informação adicional.

Taxas e depósito rápido

O iZettle não cobra mensalidade (que em máquinas convencionais de cartão podem chegar perto dos R$ 200 reais para planos móveis) e todas as transações exigem o pagamento de taxas de 5,75%. Isoladamente, o número é alto, no entanto isso vai depender do seu volume de vendas.

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Escolhemos as taxas como um ponto positivo pensando no público ao qual o iZettle se destina: pequenas e médias empresas, empresários individuais ou trabalhadores autônomos. Nesse caso, vale mais a pena investir 5,75% de cada venda, caso elas aconteçam, do que pagar as altas mensalidades de máquinas de cartão, mesmo nos meses em que o sistema não for utilizado.

A taxa por transação é um pouco mais alta do que a cobrada por máquinas convencionais: no sistema tradicional, o valor cobrado é entre 2% a 3% para débito (função ainda não disponível no iZettle) e 4 % a 5,5% em crédito. Mesmo assim, para volumes médios de venda e, principalmente, para quem não tem um padrão de vendas no cartão, o iZettle ainda sai bem mais em conta.

Além de tudo, o iZettle vai depositar o valor em sua conta em, no máximo, cinco dias, um prazo bastante curto se comparado com a concorrência. Com uma máquina tradicional, você pode levar até um mês para receber o valor de suas vendas!

Segurança

O iZettle é totalmente seguro. O sistema veio para o Brasil em parceria com o Santander, o que garante ainda mais a qualidade do serviço e ajuda a tranquilizar os consumidores. O sistema é sueco e já está em pleno funcionamento em 7 países da Europa e recentemente foi implementado no México.

Segundo o fundador da empresa Magnus Nilsson em entrevista para o Tecmundo, o sistema nunca registrou fraudes. Uma das razões para isso é a utilização de cartões com chip, que deixa de lado dados como o número de segurança do cartão.

Reprovado

Parcelamento e débito

Infelizmente, o iZettle ainda não está disponibilizando o pagamento em parcelas ou na função débito. A boa notícia é que, segundo Nilsson, ambas as funções devem ser disponibilizadas ainda este ano. No entanto, a função de débito será funcional apenas com a aquisição de um novo equipamento, mais completo e com teclado para registro de senha. O aparelho ainda não teve seu preço confirmado.

(Fonte da imagem: Reprodução/iZettle)

Sendo assim, caso você não consiga receber o iZettle de graça, pode valer mais a pena aguardar até o lançamento do novo sistema do que adquirir o aparelho que conta apenas com a função de crédito.

Limitação de bandeiras

(Fonte da imagem: Reprodução/wstribune)

Atualmente, o iZettle funciona apenas com as bandeiras MasterCard e Visa, o que pode ser um empecilho na hora da venda devido à variedade de bandeiras de crédito no mercado brasileiro. No exterior, o aparelho aceita também outros cartões, como o American Express. O novo modelo já vai contar com a inclusão de Visa Electron e Maestro. Portanto, resta esperar que a empresa amplie o leque de possibilidades do serviço.

Cadastro pelo aplicativo

Nos testes feitos pela equipe do Tecmundo encontramos uma série de problemas nas tentativas de registro direto pelo aplicativo em sua versão para iPhone. Por isso, o mais indicado é que você faça o cadastro pelo site, tendo a garantia de que o sistema não vai deixar você na mão.

Vale a pena?

Se você se encontra na categoria de pequena ou média empresa, empresário individual ou autônomo, o iZettle pode ser essencial para o seu serviço de pagamento e gerenciamento de negócio.

Ele é um sistema completo, que permite o controle de vendas e o recebimento de pagamentos de forma muito simples e prática. Os principais atrativos do sistema são a falta de uma mensalidade, o que é ideal para quem não usa o serviço com tanta frequência, além da alta velocidade para recebimento de pagamentos (5 dias, contra os 30 dias no sistema tradicional).

No entanto, se seus clientes preferem o pagamento por débito e parcelamento, é provável que o uso do iZettle não seja justificado enquanto essas funções não forem habilitadas. Se você tem um volume de vendas muito grande, as taxas das máquinas convencionais podem ser mais atraentes, mesmo com a mensalidade cobrada.

De qualquer forma, enquanto o iZettle está sendo distribuído gratuitamente, não há motivos para pensar muito. Se você tem um pequeno negócio, pode solicitar o seu aparelho sem medo e testar o sistema, que é fácil, rápido e muito prático de ser usado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.