Se você acredita que desktops e notebooks equipados com processadores Dual Core já são coisa do passado, então você concorda com a Positivo Informática. A empresa mostra ao público mais um computador portátil com a nova linha de processadores da Intel, o Intel Core i3, que simula até quatro núcleos e garante ótimos resultados para utilizações multitarefas.

O Positivo Mobile T457P é um computador de alto desempenho. Isso já fica claro ao analisar as configurações do notebook que conta com um HD de 500 GB de espaço, 4 GB de memória DDR3, monitor com tecnologia LED Backlight de 14,1 polegadas, webcam integrada e sistema de som estéreo, além do já citado processador Intel Core i3.

Notebook para vários perfis de usuários

Contando com alguns softwares já instalados, como o sistema operacional Windows 7, um ano de licença para o Norton Antivírus e dois meses para a utilização do Microsoft Office 2007, o notebook tem ainda um ano de garantia contra problemas técnicos não causados pelo uso irregular e pesa apenas 2,2 Kg.

Confira agora a análise que o Portal Baixaki fez deste aparelho, levando em consideração vários detalhes, como design exterior, disposição dos elementos, desempenho em vários softwares populares, vídeo, som e outros detalhes de conectores e softwares nativos.

Tirando da caixa

Até mesmo a caixa do T457P é leve e portátil. É lógico que não há como comparar uma caixa de notebook com uma de desktop e seu monitor, mas mesmo comparado a outros laptops, este modelo da Positivo Informática tem algumas vantagens.

A caixa possui um pequeno manual, com a chave de ativação do Microsoft Office e outras informações importantes para os usuários mais iniciantes, além de vir com os cabos, uma flanela para facilitar a limpeza do aparelho e uma capa para o computador, que pode ser utilizada para evitar que ele seja arranhado quando colocado em bolsas ou mochilas.

Itens que acompanham  o notebook

Uma das grandes vantagens da caixa do T457P é a imobilização do notebook. Por deixar o aparelho bem travado, fica impossível que ele deslize e possa gerar danos, tanto na parte externa, quanto na parte interna do produto.

Design

Uma coisa é certa, não se pode reclamar do design dos notebooks e desktops da Positivo Informática, o modelo T457P não foge à regra. Quando fechado podem ser percebidos os investimentos da empresa em estética para os computadores, pois há a presença de decalques muito bonitos e discretos que dão um toque de suavidade ao notebook.

Quando aberto, o T457P é um laptop comum, oferecendo uma disposição satisfatória para os elementos que precisam ficar na interface do computador, como touchpad e teclado.

Design do notebook

Além disso, a webcam fica discreta sobre o monitor, não interferindo na visualização das telas. Outro ponto importante está na escolha nos LEDs indicadores de status, pois não são fortes o bastante para atrapalhar a utilização do computador.

A parte chata deste notebook está na pintura Black Piano, não por fatores estéticos, mas por limpeza. Por mais que os usuários tenham cuidado no manuseio, é praticamente impossível fazer com que não fiquem marcas de dedos na parte externa do Positivo Mobile T457P.

Sistema de som

Como é de se esperar, as caixas de som integradas ao notebook da Positivo não são das mais potentes, mas isso é algo que acontece com a grande maioria dos computadores portáteis. Por falta de potência, o som fica bastante baixo e os graves quase não são audíveis.

Difícil acesso ao botão do drive ótico

Em compensação, ao utilizar um bom fone de ouvido, a placa de som integrada do notebook pode até mesmo simular sons surround, simulando vários canais de áudio em apenas dois canais reais.

Conexões

O que deve ser analisado também é a disposição dos conectores na estrutura externa no notebook. Ao contrário de grande parte dos computadores portáteis que possuem todas as entradas de interface USB próximas, o Positivo Mobile T457P não sofre com esse problema.

Apesar de ter apenas três conexões (a maioria dos notebooks atuais possuem pelo menos quatro), todas são dispersas estrategicamente para que uma não interfira na outra. Isso é bom, porque evita o que ocorre em muitos computadores que, ao terem um pendrive conectado em uma porta, perdem completamente a usabilidade de uma porta próxima, por falta de espaço.

Conectores de áudio, tanto de entrada, quanto de saída, ficam dispostos próximos ao usuário, ainda na parte lateral do computador. Há símbolos representando fones de ouvido e microfones para mostrar qual é qual, mas ambos os conectores são cromados, não seguindo os padrões da informática de tornar tudo colorido para facilitar a vida dos usuários.

Conexões do  computador

Para a saída de vídeo para monitores externos e projetores, os usuários podem utilizar duas alternativas: a conexão VGA, que já é padrão dos monitores há um longo período de tempo; ou então pode ser usada a saída HDMI, que transmite vídeo e áudio com qualidade digital e permite o maior aproveitamento dos recursos gráficos e sonoros.

Há ainda a presença de um leitor de cartões para mídias SD e MS, além de um conector para PCI Express externos, que pode ser utilizado para conectar discos rígidos externos e outros dispositivos ao computador.

 

Aprovado
Do que nós gostamos!

Memória e processamento

É importante dizer que é muito difícil que o Positivo Mobile T457P deixe algum usuário na mão. Por contar com um processador Intel Core i3m de 2.13 GHz de clock, o computador pode desempenhar uma série de tarefas ao mesmo momento, sem ocupar todos os recursos existentes no sistema, ou seja, sem travamentos e outros incômodos.

Além do potente processador, o notebook da Positivo Informática possui ainda 4 GB de memória DDR3. Quanto ao espaço em disco também não há do que reclamar, pois o laptop conta com um disco rígido de 500 GB, o que garante espaço para armazenar uma enorme quantidade de arquivos multimídia e outros documentos, arquivos e programas. 

Essa comunhão entre memória e processamento garante um ótimo desempenho até mesmo em aplicativos pesados, como é o caso do Adobe Photoshop. Isso com outros softwares ativados e consumindo memória simultaneamente, o que prova que o Positivo Mobile T457P é um notebook multitarefas e não sofre para carregar o peso necessário para elas.

Boot

Em uma primeira análise, o tempo gasto para o boot do sistema (inicialização) não foi dos mais satisfatórios. Chegou a levar mais de 1,5 minuto entre o momento em que o botão de energia foi pressionado, até o momento em que o Windows estava completamente carregado.

Intel Core i3

Após algumas alterações nas configurações avançadas da inicialização do Windows, foi ativado o boot com a utilização dos quatro núcleos de processamento disponibilizados pelo Intel Core i3 presente na máquina. Com essa nova configuração, o tempo de boot foi reduzido para 43 segundos, sendo portanto, muito mais rápido e satisfatório para os usuários.

Touchpad

As configurações originais do touchpad deste aparelho garantem uma boa usabilidade para vários perfis de usuários. Pelo fato de a sensibilidade do touchpad não ser muito elevada, os usuários mais iniciantes não sofrerão com a dificuldade em “acertar a mira” do cursor, além disso, os mais experientes podem configurar o dispositivo sem problemas.

O que talvez incomode um pouco é a sensibilidade multitouch, mas em menos de uma hora de utilização a dificuldade já pode ser vencida. Além disso, a presença do multitouch é muito prática/útil/boa, pois garante várias funcionalidades extras ao pad, como rolagem facilitada e pinça para utilização da lupa.

Monitor para imagens  bem definidas

Monitor

O monitor de 14,1 polegadas possui uma projeção de imagens muito superior ao que se é considerado satisfatório. Por possuir tecnologia LED backlight, o computador pode exibir imagens bem definidas e iluminadas até mesmo em locais com luz moderada ou forte, sem emitir reflexos incômodos ou fazer com que os usuários sofram para conseguir enxergar o que há na tela.

Sistema operacional

Windows 7 Home Premium. Ao contrário de outros computadores que são vendidos com a fraca versão Starter do sistema operacional da Microsoft, o Positivo Mobile T457P possui a versão Home Premium, que garante muito mais recursos para os usuários, inclusive a presença do Aero Glass, recurso inexistente na versão “basicona” do Windows.

Sistema operacional

O sistema operacional Windows 7 garante ainda menos travamentos, quando comparado às máquinas equipadas com o sistema Windows Vista, que já começa a ficar obsoleto. Outro ponto positivo do Windows 7 é a facilidade no uso, fruto de sua intuitividade e ótima disposição gráfica dos elementos.
Mas o que falta para a versão Home Premium? Compatibilidade com o modo XP do Windows 7, recurso que permite a virtualização do sistema operacional Windows XP a partir da interface do próprio Windows 7.

Programas nativos

Assim como o Windows, há mais alguns softwares que já vêm instalados no computador da Positivo. Norton Antivírus, um dos mais famosos programas de defesa para computadores pode ser ativado por um ano, totalmente de graça, contando com atualizações frequentes e todas as vantagens de um software original. 

Há também o Adobe Reader, essencial para a visualização de arquivos no formato PDF; BisonCam, um software de controle para a webcam integrada; HD VDeck, um controlador de áudio para vários canais, tanto de entrada quanto de saída; Discador Positivo para o acesso à internet discada; Food Force, jogo de estratégia e mais vários programas intrínsecos ao Windows.

Microsoft Office 2007

Além deles, o Positivo Mobile T457P também possui a suíte de aplicativos de escritório da Microsoft, o Office 2007 Home and Student na versão Trial válida por 60 dias. Por fim, também vem junto toda a suíte de aplicativos Windows Live, mas infelizmente é necessário atualizar os programas antes da primeira utilização.

Bateria

Alguns notebooks possuem baterias fracas que não chegam a durar duas horas, e felizmente o Positivo Mobile não sofre desse mal. Nas análises do Portal Baixaki, o computador chegou a ficar quatro horas desconectado da fonte de energia, tendo ainda mais de 20% da bateria disponível.

É lógico que se o usuário for utilizar muitos recursos gráficos, como assistir a filmes ou jogar alguns jogos, a bateria do notebook será gasta numa velocidade maior, mas quando estão sendo utilizados apenas softwares de escritório ou edição de imagens estáticas, a autonomia da bateria é realmente satisfatória.

Reprovado
Do que não gostamos!

Chipset fraco

O chipset de controle gráfico deste notebook é o Intel Graphics Media Accelerator HD, que possui suas vantagens, mas não desempenha grandes feitos quando seu potencial de reprodução de vídeos é analisado. Aqueles com qualidade HD não são visualizados no ápice de sua possibilidade, sendo muitas vezes pixelados.

Para os jogos mais modernos, há pontos negativos e positivos: com a utilização do benchmark do jogo Resident Evil 5, o notebook da Positivo sofreu para carregar as configurações máximas e ainda assim rodou bastante travado. Já com as configurações menos avançadas, o benchmark rodou sem grandes problemas, mas mesmo assim ficou bem longe de um desempenho “tranquilo”.

Resultado da análise com Resident Evil

Travamentos

Apesar do processador poderoso, as configurações iniciais da Positivo Informática tornam a inicialização do Windows um pouco travada, fazendo com que o usuário seja obrigado a esperar um pouco mais além do período de boot para começar a usufruir das funcionalidades do computador.

Felizmente após algumas modificações rápidas na lista de processos que são inicializados junto com o sistema operacional, esses travamentos podem ser neutralizados. Mesmo assim é necessário lembrar que boa parte dos consumidores da Positivo são usuários iniciantes, ou seja, não possuem prática em configurações de sistema.

Teclado ruim

É sabido que o público-alvo da Positivo Informática é, em sua grande parte, constituído por usuários comuns. Eles utilizam o computador para desempenhar tarefas simples, como digitação de trabalhos, acesso à internet e utilização de mensageiros instantâneos como o Windows Live Messenger.

Teclado pouco  anatômico

Como se pode imaginar, o principal periférico utilizado para essas atividades é o teclado, que precisa ser confortável o bastante para que os textos sejam digitados sem problemas. Aí entra a grande decepção do T457P, pois o teclado do notebook é realmente um ponto negativo.

Por ser muito apertado, as teclas ficam juntas demais e isso atrapalha bastante na digitação. Também deve-se levar em consideração o fato de o teclado não oferecer espaços de folga entre as teclas para separar as de função, letras e número. Para completar, as setas direcionais podem ser muito confusas e realmente incômodas para os dedos.

Spam no sistema operacional

Sabe aqueles pop-ups chatos que ficam pulando na sua tela quando você entra em algum site? Irritantes, não é mesmo? Pois imagine quando eles estão impregnados no próprio sistema operacional. A coisa fica bem pior.

Isso ocorre com uma frequência baixa, mas ocorre, pois não são raros os momentos em que sobem propagandas da Positivo Informática ou da Vivo no desktop, parceira da Positivo para prestação de serviços 3G.

Spam no sistema operacional

Outro problema de propaganda no computador está muito visível no Internet Explorer. As configurações originais do programa ordenam que três páginas relacionadas à empresa Positivo Informática sejam abertas a cada vez que o navegador for acessado. Felizmente é muito fácil resolver esse problema, basta ir em Ferramentas > Opções da Internet e trocar os endereços padrão de navegação. 

Avaliação final
Vale a pena?

Há uma série de perguntas que o usuário deve fazer a si mesmo antes de efetuar a compra do Positivo Mobile T457P. A primeira delas é: para que eu vou utilizar este notebook? Se a resposta tiver relação com jogos de última geração, é bom começar a repensar a compra, pois o chipset gráfico do computador não suporta o peso dos games.

Mas se a resposta tiver relação com softwares de escritório e edição de imagens, ou outros um pouco pesados, o computador da Positivo Informática é muito interessante, pois possui ótimas capacidades de memória e processamento que suportam até mesmo atividades multitarefas.

É importante saber que o preço médio sugerido pela Positivo é de R$ 2600. Com essas configurações é bem difícil que o computador portátil seja encontrado por valores inferiores, principalmente por contar com o Windows 7 original e um design bastante bonito.

Cupons de desconto TecMundo: