Análise: placa de captura AVerMedia HD EzRecorder Plus

5 min de leitura
Imagem de: Análise: placa de captura AVerMedia HD EzRecorder Plus

A AVerMedia ficou conhecida por seus produtos de captura principalmente pelo público gamer, por oferecer soluções práticas para gravar consoles. Aqui no Tecmundo, já fizemos a análise da Live Gamer HD, uma placa PCI Express para fazer a captura de jogatinas por HDMI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa vez, conferimos a placa HD EZRecorder Plus, que funciona de maneira independente. Ou seja, não é preciso que ela esteja conectada a um PC para funcionar.

O propósito também não se restringe somente a consoles, já que a ideia principal do produto é gravar a programação da TV para assistir depois.

Aprovado

Design compacto

Assim que visto pela primeira vez, é perceptível que o produto tem um design que prezou mais pelas funcionalidades do que pela beleza. A AVerMedia optou por apresentar algo mais compacto e quase quadrado, de forma que é possível posicioná-lo facilmente em sua estante, sem se incomodar com falta de espaço.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na frente é possível encontrar uma entrada USB e dois botões: um para gravação e outro para ligar e desligar o EzRecorder. Na parte traseira, há entradas e saídas de vídeo componente para o dispositivo que você quer capturar e para a TV, respectivamente. Por exemplo: para capturar um console, você primeiro deve conectar o cabo em “In” e, depois, usar um outro cabo em “Out” que vá para o televisor.

Junto com os conectores, ficam as entradas para a fonte de alimentação (indispensável para o funcionamento) e o “IR Blaster”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Armazenamento removível

Na parte de baixo do produto existe uma “portinha” para inserir um disco rígido de 2,5 polegadas — o mesmo tamanho dos utilizados em notebooks e SSDs. Isso permite uma captura muito mais fluida e prática, pois você pode remover com facilidade o HD e inseri-lo em seu PC depois. Outra possibilidade é simplesmente utilizar a entrada USB frontal, compatível com pendrives.

A única restrição (tirando o espaço disponível) é o sistema de arquivos. A recomendação é a de que seja utilizado o NTFS, que permite vídeos maiores e uma velocidade de leitura mais eficiente. Em nossos testes, ao tentar utilizar outro tipo de formatação, não foi possível realizar a gravação.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Utilização fácil

Além do armazenamento removível, outra característica bastante positiva no critério praticidade de uso é o fato de o EzRecorder não precisar de um PC para funcionar, diferente da maioria das placas de captura do mercado. Com isso, basta conectar os cabos de vídeo componente do dispositivo de captura e da televisão e configurar o produto para começar.

O sistema operacional dele preza pela organização e praticidade. Porém, no início, pode parecer um pouco complicada a configuração da captura, ao selecionar o HD ou pendrive que armazenará o conteúdo. Depois disso, é só pressionar o botão “REC” e pronto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vantagem é que, mesmo que o aparelho esteja desligado, ele ainda apresentará a imagem do dispositivo que estiver conectado nele, fazendo com que não seja necessário ligá-lo cada vez que você for assistir à TV ou jogar video game.

Obtivemos excelentes resultados com todos os aparelhos que conectamos no produto. A captura ficou com boa qualidade — tanto de áudio, quanto de vídeo — não atrasando ou pulando conteúdos em momento algum. Além disso, a codificação em H.264 permite mais armazenamento utilizando menos espaço em disco.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma atualização recente de firmware (disponível no site da empresa) permite que as gravações sejam feitas até em 1080p (resolução de 1920 por 1080 pixels), o que amplia bastante as possibilidades.

Gravação programada

Há uma funcionalidade extra que é extremamente útil: a gravação programada. Com ela é possível definir um dia, canal e horário para que o aparelho grave e você assista depois, diretamente nele. Ele vem com um acessório, o IR Blaster, que nada mais é do que uma extensão que sai do EZRecorder e vai para o receptor de sua TV. Entretanto, nem todos são compatíveis com essa funcionalidade.

É possível fazer gameplays?

A versatilidade da placa permite que seja capturada qualquer coisa, seja a televisão (quando houver um aparelho externo, como os de TV por assinatura) ou os consoles de video games. Ou seja, é possível também fazer gameplays — mas sem comentários. Uma solução possível seria gravar a narração separada e sincronizá-la com o vídeo no computador.

Assassin´s Creed 3, capturado com o aparelho. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Reprovado

Sinal prejudicado na saída

Em nossos testes, pudemos perceber uma perda na qualidade da imagem na saída do EzRecorder. Ou seja, enquanto as capturas ficam com ótima qualidade, a imagem que aparece na televisão não é boa quando o produto atua como intermediário. Em outras palavras: a definição na TV quando o console está ligado direto nela e de quando está conectado na placa é totalmente diferente. Isso pode incomodar os mais fanáticos por gráficos de consoles.

Somente vídeo componente

A placa com certeza seria muito melhor se oferecesse a possibilidade de conectar outros tipos de cabo, como HDMI e até o vídeo composto, para capturar conteúdos de aparelhos antigos, como videocassetes e consoles. Vale mencionar que a AVerMedia deve lançar nos próximos meses um dispositivo de captura portátil semelhante, chamado Live Gamer Portable — este apenas com HDMI.

A nova Live Gamer Portable, com HDMI e slot para cartão de memória. (Fonte da imagem: Divulgação/AVerMedia)

Vale a Pena?

O resultado obtido com o HD EzRecorder Plus foi bastante satisfatório. Além do tamanho de arquivo reduzido, as imagens apresentam bastante qualidade. A praticidade de uso é um ponto bastante positivo, pois a utilização do armazenamento removível torna muito prático o transporte das capturas para o PC. E se acabar o espaço durante a gravação, é só inserir outro pendrive, por exemplo.

A falta de conexões além do vídeo componente pode ser um problema para quem procura mais compatibilidade. Ao mesmo tempo, é uma boa solução para aparelhos com o bloqueio HDCP, como o PlayStation 3.

O preço de venda que encontramos para a placa de captura fica entre R$ 800 e R$ 900. A vantagem é que o produto é distribuído oficialmente no Brasil pela própria AVerMedia, não sendo necessário importá-lo. Pode ser um pouco salgado para quem procura apenas uma forma de capturar imagens.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O HD EzRecorder Plus é uma boa opção para quem procura uma forma fácil de gravar seus programas de televisão (o motivo principal do produto) ou até mesmo consoles. Mas é necessário avaliar bem o custo-benefício e a compatibilidade, como citamos acima. Se você quer fazer gameplays, talvez não seja uma má ideia usar o PC e adquirir outra placa de captura, como a Live Gamer HD ou a Game Broadcaster HD, também da AVerMedia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.