Review: AVG Antivirus Free 2012 [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: AVG Antivirus Free 2012 [vídeo]

O AVG é o antivírus com o maior número de downloads do Baixaki, consideravelmente à frente do Avast, o vice-líder da categoria em número de downloads. Agora, ele chega à versão 2012, e você confere nossas impressões nesta análise.

Instalação

Você deve baixar o instalador de pouco mais que 3 MB, que, por sua vez, fará o download efetivo do programa, de 55 MB. Em comparação à versão 2011, é uma redução considerável, já que, antes, o programa tinha 140 MB. Assim, a instalação do AVG está mais rápida.

Você pode instalar dois componentes extras: a Pesquisa Segura e o Barra de Segurança. O primeiro protege-o de links maliciosos, enquanto o segundo oferece atalhos, no seu navegador, para diferentes sites e serviços.

Para quem utiliza o Windows 7, há ainda um terceiro extra: o widget para a Área de trabalho, uma maneira mais ágil para utilizar as funcionalidades básicas do AVG sem precisar acessar a interface do antivírus.

AmpliarOs complementos não são obrigatórios.

Apesar de oferecer complementos durante a instalação, não é obrigatório instalar nenhum que você não queira. Todos eles são opcionais.

Interface

A interface não mudou quase nada da versão 2011 para cá. A partir dela, você acessa qualquer um dos componentes de segurança. À esquerda, estão sempre disponíveis as funções de verificação e atualização.

Ela está mais enxuta, com menos ícones, mas isso não significa que o AVG perdeu recursos. Está apenas mais simples para o usuário acessar as funções primordiais — verificação e atualização. O fato é que os componentes do AVG não tiveram modificações sensíveis em termo de configurações. A maneira como eles são acessados é a mesmíssima da versão 2011.

AmpliarInterface do AVG.

Componentes

Antivírus

Esta é a ferramenta mais importante de proteção, e a nova versão do AVG tem novas classes de detecção de vírus e cavalos de Troia com localização especial para regiões afetadas. Em outras palavras, isso representa mais proteção para os usuários brasileiros, uma vez que o AVG tem a ajuda da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) para aumentar o nível de detecção de ameaças em sites de bancos nacionais que possibilitam transações bancárias.

A proteção residente verifica arquivos quando são copiados, abertos ou salvos, inclusive cookies de rastreamento de diferentes sites.

Em um teste de detecção feito com um pacote de 960 arquivos infectados com vírus detectados exclusivamente no Brasil até o dia 10 de agosto de 2011, o AVG identificou todas as ocorrências, além de 11 spywares. Uma mostra de que, especialmente para os sites brasileiros, o antivírus está bastante eficiente.

AmpliarAtualização em andamento.

Anti-Rootkit

Não é de hoje que o AVG também conta com um componente dedicado a verificar e eliminar rootkits, um tipo de malware extremamente perigoso. A ferramenta verifica aplicativos, bibliotecas DLL e drivers de maneira rápida ou completa para livrar seu computador desse tipo de ameaça.

É necessário executar uma verificação própria de rootkits, já que a verificação padrão do AVG não detecta nem remove essas ameaças específicas.

LinkScanner

O LinkScanner marca as páginas encontradas por meio de buscas como seguras ou não. É compatível com os mais populares mecanismos de busca, o que inclui Google, Yahoo! e Bing. Ele é composto pelo Search-Shield, que verifica qualquer link vindo de uma busca antes de você abrir, e pelo Surf-Shield, que detecta sites vulneráveis e outras ameaças online.

É uma boa maneira de se prevenir e evitar cair em sites maliciosos, apesar de poluir um pouco as páginas de resultados.

LinkScanner do AVG.

Complementos

O AVG ainda conta com dois complementos para o seu navegador. A Pesquisa Segura é um mecanismo de busca para que você tenha dicas sobre o nível de segurança das páginas encontradas.

Já a barra de ferramentas é um complemento que, além de oferecer o campo para pesquisas seguras, tem atalhos para a Calculadora, Bloco de notas, Windows Explorer, tempo e temperatura (com informações do The Weather Channel) e Facebook.

É possível, ainda, acessar sites com informações gerais sobre o nível de segurança da internet. Por exemplo, se você quer saber se uma página é segura, pode usar o AVG Threat Labs, digitando o endereço e conferindo a reputação baseada na opinião de outros usuários.

Vale apenas ressaltar que, apesar de eficientes, são complementos, e o excesso de extensões pode deixar o browser mais lento. E a barra de segurança do AVG ocupa um espaço razoável, não sendo recomendada para quem não gosta de poluir a parte superior do navegador.

Ampliar

Configurações

A partir do momento em que o AVG é instalado, já começa a proteger seu computador. Mas ele não deixa os usuários mais rigorosos na mão, com uma extensa lista de configurações avançadas que vão desde a aparência até o funcionamento detalhado do programa.

Cada componente pode ser configurado da melhor maneira que você julgar. A qualquer momento, o programa pode voltar às configurações originais caso seja necessário.

Configurações do AVG.

PC Analyzer e recursos pagos

PC Analyzer é uma ferramenta para a verificação de problemas que podem afetar o desempenho do sistema. Ele busca erros de registro, arquivos indesejados e atalhos desfeitos, além de analisar o índice de fragmentação do computador.

O problema é que ele apenas reporta os resultados. Se você quer corrigir os problemas, deve adquirir o PC TuneUp, que não é gratuito.

PC Analyzer.

Conclusões

Visualmente, o AVG continua muito parecido com a versão 2011. As diferenças sensíveis estão no desempenho, desde a instalação até a maior eficiência de detecção. Em números, a velocidade está de 20 até 50% maior.

O AVG está mais leve. Houve uma redução de 30% no número de processos ativos no sistema. Não se pode esconder o fato de que muitos usuários ainda se incomodam com a quantidade de processos, mas a redução não deixa de ser perceptível.

Apesar de o AVG ter uma base fiel de fãs, não é fácil convencer usuários de outros antivírus a experimentá-lo. Mas inegável também é que, a cada versão, ele se aprimora, fica mais leve, mais simples e mais eficiente em sua detecção.

Para quem já usa o AVG, a atualização não é dramática, mas o desempenho e o nível de detecção estão melhores do que nunca. Se você está à procura de um antivírus e ainda não se fidelizou a nenhum disponível, o AVG é sempre uma opção a se considerar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.