3 em cada 4 PCs gamer têm GPU da NVIDIA

1 min de leitura
Imagem de: 3 em cada 4 PCs gamer têm GPU da NVIDIA

A diferença de mercado entre a NVIDIA e a AMD nunca foi tão grande como agora. É o que mostra um gráfico divulgado nesta semana por um membro do site Beyond3D. Ele compilou em uma única imagem as fatias de market share ano após ano desde 2003.

Nessa época NVIDIA e AMD tinham uma disputa acirrada e o mercado era praticamente meio a meio. No terceiro trimestre de 2004, por exemplo, a AMD estava à frente com 55,5% das GPUs gamer enquanto a NVIDIA tinha apenas 41,5%.

Desde então o que se viu foi uma subida contínua da NVIDIA, quanto a AMD só desceu no gráfico. O ponto mais crítico entre as duas companhias rivais é o atual. No último trimestre de 2014, a NVIDIA atingiu nada menos que 76% do mercado enquanto a AMD chegou no seu pior índice, com 24%.

Enquanto a NVIDIA mostrou recentemente as suas armas, com o lançamento da Titan X, a AMD ainda prepara a sua R9 390X para a chegada no mercado nos próximos meses. Será que a próxima GPU da empresa será capaz de dar um novo fôlego à AMD ou a NVIDIA consolidou de vez a liderança?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.