AMD lança o driver Catalyst Omega com suporte a monitores 5K

2 min de leitura
Imagem de: AMD lança o driver Catalyst Omega com suporte a monitores 5K

Criticada no passado pela qualidade de drivers, a AMD revelou nesta sexta-feira (5) uma reformulação completa de seu software gráfico. Batizada como Catalyst Omega, a novidade traz recursos como as tecnologias 4K Virtual Super Resolution e Detail Enhancement 2, que prometem oferecer uma qualidade visual mais apurada às GPUs e APUs produzidas pela companhia.

Resultado de meses de trabalho, o driver é considerado pela fabricante como uma “edição especial” e representa uma das maiores mudanças já promovidas no software. Segundo a AMD, a novidade oferece um desempenho que chega a ser 19% maior em placas de vídeo de alto desempenho e até 29% maior em APUs quando comparado ao que era possível na versão 14.11.12 do Catalyst.

Além de adicionar novos recursos, a atualização elimina bugs, aprimora o suporte ao sistema Crossfire e inclui o suporte à tecnologia Freesync em games atuais e lançamentos futuros. Entre os títulos imediatamente beneficiados pelo driver, estão Call of Duty: Advanced Warfare, BioShock Infinite e Metro Redux, entre outros.

Virtual Super Resolution

Uma das principais novidades introduzidas pela AMD na atualização é o sistema Virtual Super Resolution, que atua de forma semelhante à solução DSR da NVIDIA. Na prática, a tecnologia possibilita que você faça o downgrade de imagens em 4K para jogar em monitores com a resolução 1080p.

Como resultado, o jogador pode aproveitar títulos com texturas mais detalhadas, bordas mais arredondadas e uma melhor qualidade de imagem. Além disso, a solução emula os resultados da tecnologia Super Sampling Anti-Aliasing (SSAA) em adaptações de consoles que não apresentam suporte nativo a ela. O recurso pode ser acessado em qualquer título a partir do centro de controle do Catalyst.

Suporte a monitores 5K

A AMD também adicionou o suporte a monitores com a incrível resolução 5K (5120x2880 pixels), como o Dell UP2715K. Além disso, a empresa garantiu que todos os jogos compatíveis com seus hardwares mais recentes — sejam eles antigos ou atuais — agora podem ser utilizados junto à solução Freesync, que promete eliminar o indesejável efeito screen tearing.

Para completar, o Catalyst Omega traz a tecnologia Detail Enhancement 2, que melhora os detalhes de vídeos de baixa resolução de forma a fazer com que eles pareçam ter a qualidade 1080p. Para isso, a novidade utiliza a fonte original e a processa novamente de forma a aprimorar sua frequência de resposta.

Segundo o site Techspot, a atualização melhora o desempenho em alguns títulos, mas não surte diferenças notáveis em games como Watch Dogs, Battlefield 4, Sleeping Dogs e Crysis 3. A AMD promete lançar o driver através de seu site oficial ainda nesta sexta-feira, o que deve permitir que os consumidores testem por conta própria as melhorias oferecidas por ele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.