Arquitetura modular dos chips AMD Bulldozer será descontinuada

1 min de leitura
Imagem de: Arquitetura modular dos chips AMD Bulldozer será descontinuada
Avatar do autor

Escolha de engenharia da empresa a deixou para trás por anos

Um site chinês publicou nesta semana um rumor que pode ter revelado alguns dos planos da AMD para os próximos anos. Entre eles, o mais interessante é o fato de que a empresa deve abandonar a arquitetura modular, inaugurada com seus chips Bulldozer, para voltar ao Multi Threading simultâneo (SMT) a fim de voltar a concorrer com a Intel no mercado de processadores de alto desempenho.

Os chips da AMD com essa arquitetura foram muito criticados e venderam consideravelmente pouco. Havia a promessa de que esses processadores seriam bem melhores que os feitos em SMT e isso não aconteceu. Na verdade, o modelo SMT foi inaugurado pela Intel na geração Pentium 4 de 2002 e, até hoje, consegue mostrar boa capacidade de evolução e desempenho.

O abandono da tecnologia modular pela AMD deve acontecer de 2015 para 2016, quando os primeiros chips da próxima geração da fabricante começarem a chegar ao mercado. Não há informações, entretanto, sobre detalhes técnicos dos novos processadores SMT da AMD ou possíveis estimativas de preço.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Arquitetura modular dos chips AMD Bulldozer será descontinuada