Arquitetura modular dos chips AMD Bulldozer será descontinuada

1 min de leitura
Imagem de: Arquitetura modular dos chips AMD Bulldozer será descontinuada

Escolha de engenharia da empresa a deixou para trás por anos

Um site chinês publicou nesta semana um rumor que pode ter revelado alguns dos planos da AMD para os próximos anos. Entre eles, o mais interessante é o fato de que a empresa deve abandonar a arquitetura modular, inaugurada com seus chips Bulldozer, para voltar ao Multi Threading simultâneo (SMT) a fim de voltar a concorrer com a Intel no mercado de processadores de alto desempenho.

Os chips da AMD com essa arquitetura foram muito criticados e venderam consideravelmente pouco. Havia a promessa de que esses processadores seriam bem melhores que os feitos em SMT e isso não aconteceu. Na verdade, o modelo SMT foi inaugurado pela Intel na geração Pentium 4 de 2002 e, até hoje, consegue mostrar boa capacidade de evolução e desempenho.

O abandono da tecnologia modular pela AMD deve acontecer de 2015 para 2016, quando os primeiros chips da próxima geração da fabricante começarem a chegar ao mercado. Não há informações, entretanto, sobre detalhes técnicos dos novos processadores SMT da AMD ou possíveis estimativas de preço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.