Próxima geração de consoles com chips AMD favorece games multiplataforma

1 min de leitura
Imagem de: Próxima geração de consoles com chips AMD favorece games multiplataforma

(Fonte da imagem: Divulgação/AMD)

Os próximos consoles de Sony e Microsoft, PlayStation 4 e Xbox One, respectivamente, terão chips gráficos fornecidos pela AMD – e isso é uma notícia melhor do que você imagina. Isso porque, segundo uma funcionária da fabricante, a dificuldade em portar certos games para outras plataformas (de PC para consoles ou consoles para portáteis, por exemplo) pode ser eliminada ou bastante diminuída daqui pra frente.

De acordo com a vice-presidente das unidades globais de negócios da AMD, Lisa Su, a empresa trabalha em uma iniciativa batizada de “Unified Gaming Strategy” (ou “estratégia de jogabilidade unificada”, sendo que o “jogabilidade” não significa gameplay, mas o ato de jogar). Com ela, a ideia mais otimista é fazer com que a programação de um certo título para aparelhos diferentes seja o mais parecido possível.

Apresentado há algum tempo, o projeto será tirado do papel nessa geração e tem como objetivo facilitar a portabilidade de uma plataforma para outra, fazendo com que os mesmos jogos rodem em PC, consoles e dispositivos portáteis com uma simplicidade nunca antes vista.

A nuvem também é vista como uma grande aliada nesse processo. Por enquanto, o trabalho foca apenas a barreira entre PC e consoles, que é mais fácil de ser quebrada por conta da semelhança entre os processadores x86.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.