AMD prepara processadores de 6 núcleos para competir com os i7 da Intel

4 min de leitura
Imagem de: AMD prepara processadores de 6 núcleos para competir com os i7 da Intel

Recentemente a Intel lançou o primeiro processador de seis núcleos para computadores domésticos — o tão falado Intel Core i7 980-X. A AMD não fica para trás na briga e por isso já anunciou e demonstrou a nova linha de processadores que vai lançar em breve.

O Baixaki conseguiu informações diversas sobre esses novos processadores, que apesar de ainda não confirmadas pela AMD, já dão uma boa ideia do que estará no mercado nos próximos meses.

Os novos processadores da AMD pertencem à linha Phenom II e possuem o codinome Thuban. Através da tecnologia de 45 nm, a AMD manterá a compatibilidade com o soquete AM3. Obviamente estes processadores trabalharão em placas-mãe dotadas dos novos chipsets da AMD, os já conhecidos AMD 890GX e 890FX.

Placa-mãe da ECS com o chipset AMD 890GX

Especificações impressionam

Atualmente estamos entrando numa nova época de hardware, em que os quatro núcleos já não serão o que há de melhor. Além disso, os computadores estão precisando de mais memória RAM, capacidade para gerenciar diversos aplicativos simultâneos e muito mais. Tendo isso em mente, tanto a Intel como a AMD projetaram seus novos CPUs para que os usuários obtenham um exagero em processamento.

Falando especificamente dos processadores Thuban, podemos esperar um desempenho excelente em quaisquer tipos de aplicações. Ao que tudo indica todos os processadores Phenom II X6 terão 9 MB de memória cache L3, 512 KB de cache L2 para cada núcleo e frequências iniciando em 2,6 GHz. Obviamente, estes CPUs terão suporte para memórias DDR3 e as mesmas capacidades tecnológicas dos Phenom II de quatro núcleos.

Modelos do Phenom II X6

Até o momento sabe-se do planejamento de cinco processadores de seis núcleos. Na tabela abaixo você confere as especificações de cada um deles:

ModeloFrequêncaTurboMemória cache L2Memória cache L3Soquete
Phenom II X6 1035T2,6 GHz3,1 GHz6 x 512 KB6 MBAM3
Phenom II X6 1055T2,8 GHz3,3 GHz6 x 512 KB6 MBAM3
Phenom II X6 1055T2,8 GHz3,3 GHz6 x 512 KB6 MBAM3
Phenom II X6 1075T3,0 GHz3,5 GHz6 x 512 KB6 MBAM3

Phenom II X6 1090T

Black Edition

3,2 GHz3,6 GHz6 x 512 KB6 MBAM3

Melhores que o Intel Core i7 980-X?

O processador da Intel veio para demonstrar o que existe de melhor em desempenho para os computadores domésticos. Através de diversos testes foi possível averiguar que a performance do novo CPU da Intel é surpreendente, mas será que os novos processadores da AMD terão alguma chance para concorrer?

Se analisarmos apenas as configurações dos produtos, nota-se claramente que o CPU da Intel tem mais potencial. Evidentemente, ainda não é possível fazer uma comparação entre os dois, visto que o processador da AMD ainda não foi lançado. Para saber se os novos Phenom II serão realmente páreos para o i7 980-X teremos de aguardar mais um mês, pois a AMD pretende liberar seus CPUs de seis núcleos para venda no dia 26 de abril.

Desempenho

Nenhum site ainda teve a chance de tocar ou testar um dos processadores da AMD, contudo a fabricante das placas Radeon demonstrou o novo CPU na Cebit 2010 (evento que ocorreu no início do ano). Existem alguns vídeos que demonstram a capacidade fantástica dos novos Phenom II X6, os quais mostram claramente a ociosidade do CPU ao executar aplicativos. Abaixo você tem a chance de conferir um deles:

Infelizmente o vídeo está em alemão, mas é possível notar na demonstração a execução de um vídeo e ao mesmo tempo verificar que o CPU não utiliza quase nada da sua capacidade de processamento para tal tarefa.

E os preços?

Até o presente momento os usuários não têm se animado muito com a ideia de processadores com seis núcleos. Isso porque o CPU da Intel custa mil dólares, contudo a AMD parece estar focada no benefício do usuário.

Segundo divulgação no site http://www.techreport.com os novos CPUs da AMD tendem a custar no máximo U$ 295 dólares, o que significa que custarão um terço do que a Intel cobra por seu produto. No mesmo site estão divulgados os preços de dois processadores, confira:

ModeloFrequênciaPreço
Phenom II X6 1055T2,8 GHz U$D 199,00

Phenom II X6 1090T

Black Edition

3,2 GHzU$D 295,00

Quem está por dentro das notícias já deve saber que o novo i7 chega a custar R$ 4 mil para os brasileiros, um preço que só é bom para quem é dono de empresa. Vale salientar que CPUs do nível do i7 nem chegam a compensar para a utilização com jogos ou vídeo de alta definição, visto que tais tarefas são realizadas facilmente por qualquer processador topo de linha de dois núcleos.

Entretanto, se um usuário não pode adquirir um Intel, ao menos o investimento em um AMD já pode ser planejado. Afinal, mesmo que o produto seja importado, o consumidor deve pagar no máximo mil reais.

Conclusão

A AMD ainda não lançou seus novos Phenoms, porém já é possível ter ideia de que a empresa tende a vender mais processadores do que a concorrente. Talvez o desempenho do modelo mais robusto do Thuban seja inferior ao i7 980-X, todavia o CPU da AMD consegue unir alta performance, seis núcleos e um preço mais do que justo. Isso sem falar nas placas-mãe, que com chipsets da AMD são muito mais acessíveis por usuários comuns.

E você usuário? Já está economizando para comprar um CPU de seis núcleos? Qual é melhor em sua opinião? Não deixe de participar do Portal Baixaki, seu comentário é muito importante.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.