AMD anuncia tecnologia Radeon FreeSync 2 com suporte para HDR

1 min de leitura
Imagem de: AMD anuncia tecnologia Radeon FreeSync 2 com suporte para HDR

Depois de abalar o mercado com a tecnologia FreeSync, a qual leva melhor estabilidade na reprodução dos gráficos, a AMD anuncia a segunda geração deste recurso que promete incrementar ainda mais a experiência nos jogos.

Com a tecnologia Radeon FreeSync 2, os jogadores poderão desfrutar de baixa latência (já que parte do processamento que antes era realizado pelo monitor será feito diretamente na GPU), pixels com alto brilho, excelentes níveis de preto e uma alta gama de cores para mostrar conteúdo HDR.

A novidade será implementada em monitores que ainda serão lançados e promete a compensação de baixa taxa de quadros (LFC). Assim, os jogadores poderão aproveitar a experiência HDR completa sem necessitar de ajustes no monitor.

“A tecnologia Radeon FreeSync 2 é a primeira do tipo a combinar suporte HDR com tecnologia de taxa de atualização dinâmicas, e o faz de uma maneira simples com plug-and-play que melhora a qualidade de jogo automaticamente quando o conteúdo correto está presente.”

A AMD nota que os atuais formatos HDR foram feitos para filmes, sendo que o mapeamento de tons é feito pelo monitor, o que resulta em atrasos para jogos. Com a FreeSync 2, parte do trabalho de cores será realizado pelos chips Radeon.

Basicamente, esta novidade permite que o jogo faça o mapeamento de tom diretamente para o display, incluindo características como luminosidade, contraste e espaço de cor alvo. De acordo com as informações oficiais, a tecnologia Radeon FreeSync 2 compatível com HDR oferece duas vezes mais brilho e volume de cor se comparada ao padrão sRGB.

É importante ressaltar, contudo, que as tecnologias FreeSync e FreeSync 2 vão coexistir, uma vez que elas são voltadas para diferentes públicos. Além disso, a AMD salienta que todas as GPUs Radeon compatíveis com Freesync terão suportar para a tecnologia FreeSync 2.

Diversos fornecedores de displays estão ativamente avaliando vários produtos com FreeSync 2 para qualificação. A tecnologia Radeon FreeSync 2 tem lançamento planejado para o primeiro semestre de 2017.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.