Matadora de Titan? AMD deve lançar placa Vega com poder de 12,5 TFLOPS

1 min de leitura
Imagem de: Matadora de Titan? AMD deve lançar placa Vega com poder de 12,5 TFLOPS

AMD vem fazendo muito suspense sobre suas novas placas de vídeo top de linha. Ao longo deste ano, a fabricante liberou três placas com a tecnologia Polaris, mas guardou os segredos das tão aguardadas peças com arquitetura Vega.

Só que nada fica em segredo na web. Nesta semana, o site VideoCardZ conseguiu slides das novas placas da AMD. São três modelos que prometem bater de frente com as mais recentes peças da NVIDIA, incluindo uma placa que deve ter mais poder do que a TITAN X.

As imagens divulgadas não revelam todos os detalhes das placas, mas dão uma pista do que vem por aí. Primeiramente, temos a MI25, que consome menos de 300 watts e deve entregar incríveis 12,5 TFLOPS de poder computacional (em operações de 32 bits, também conhecido como FP32).

Felizmente, o chefe da Radeon Group, Raja Koduri, revelou algo importante: a MI25 não será uma placa de dois chips. Isso é bastante surpreendente, já que ela passa a TITAN X (que tem poder na casa de 11 TFLOPS) e supera a Fury X em 50%.

Além dessa placa, os slides revelam uma placa de tamanho reduzido, conhecida apenas como MI8. Apesar de pequena, essa unidade deve entregar poder computacional de até 8,2 TFLOPS, o que chega bem próximo do que vemos na GTX 1080.

Esta placa surpreende também pelo TDP, que fica abaixo de 175 watts, mostrando novamente que ela é uma competidora da GTX 1080. Todavia, em questão de memória, temos um chip aqui que deve se beneficiar da tecnologia HBM, algo notável pela largura de banda que chega a 512 GB/s. Resta saber se a GPU vai conseguir usar toda essa banda.

Para finalizar, os slides revelam a chegada da MI6, que terá poder de 5,70 TFLOPS (curiosamente, algo muito próximo do que já temos na RX480) e largura de banda de memória de até 224 GB/s (o que novamente surpreende, já que fica abaixo da RX480). O consumo de energia também é parecido com o da Polaris, com TDP abaixo de 150 watts.

Em outros slides, a fabricante mostra as novas placas Vega batendo TITAN X com facilidade, mas não se trata de um benchmark de jogos. A AMD ainda não deu os detalhes, como informações sobre clock ou memória dessas placas, porém os anúncios devem ocorrer em breve. Será que 2017 vai ser o ano da AMD? O que a NVIDIA tem preparado para combater essas placas?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.