Amazon lança serviço de backup na nuvem com preços superbaixos

1 min de leitura
Imagem de: Amazon lança serviço de backup na nuvem com preços superbaixos

Novo serviço agrada pelo preço (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)

A Amazon Web Services, braço da gigante Amazon que trabalha com a prestação de serviços digitais, lançou um novo produto que promete fazer a alegria de quem precisa de muitos gigabytes na nuvem, mas que está disposto a investir pouco dinheiro na resolução do problema.

Chamado de Amazon Glacier, o novo serviço promete trazer a solução ideal para esses casos. Trata-se de um serviço de armazenamento com preços extremamente baixos e que deve custar cerca de um centavo de dólar por mês, isso para cada gigabyte ocupado. Ou seja, com apenas 1 dólar por mês, você pode ter até 100 gigabytes de espaço na nuvem.

Segundo a empresa, isso é possível graças ao modelo de negócios adotado pelo serviço. Com ele, o foco é o armazenamento de informações que serão raramente acessadas pelos clientes. Assim, quando você enviar dados para guardar no Amazon Glacier, fará isso mandando tudo em poucos arquivos – e não da forma tradicional, com tudo fragmentado.

Além disso, outro ponto que colabora para os baixos custos de operação do serviço é fato de que os clientes do produto não ficarão acessando as informações com frequência. Quando quiserem baixar algo, os contratantes devem utilizar uma API para se conectar aos servidores – e precisam esperar a realização de um processo que leva algumas horas para ser finalizado.

Fonte: Amazon Web Services

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.