Review: smartphone Alcatel Onetouch Idol 3 [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Alcatel Onetouch Idol 3 [vídeo]

Prós
  • Áudio premium JBL
  • Display de boa qualidade
Contras
  • Design genérico
  • Baixa autonomia da bateria

Embora não seja tão conhecida – e popular – no Brasil, a Alcatel Onetouch tem grande participação no mercado asiático de smartphones. Com a ambição de se estabelecer definitivamente em território tupiniquim e conquistar de uma vez os consumidores, a empresa traz o Idol 3, aparelho de fabricação local que pretende concorrer contra as principais fabricantes desse segmento.

O Idol 3 traz configurações de hardware competentes e suficientes para colocá-lo em uma posição de destaque diante de alguns concorrentes. Entretanto, seu preço de lançamento será um fator que não vai contribuir para a popularização desse modelo por aqui. Confira o que achamos desse smartphone da Alcatel Onetouch em mais uma análise do TecMundo.

Confira a nossa apresentação do Alcatel Onetouch Idol 3!

Especificações técnicas do Alcatel Onetouch Idol 3.

Especificações técnicas do Alcatel Onetouch Idol 3

  • Sistema operacional: Android 5.0 (Lollipop)
  • Tela: IPS LCD de 4,7 polegadas
  • Resolução de tela: 1280x720 pixels (HD)
  • Densidade de pixels: 312 ppi
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 410
  • CPU: quad-core de 1,2 GHz
  • GPU: Adreno 306
  • Memória RAM: 1,5 GB
  • Armazenamento interno: 16 GB
  • Câmera traseira: 13 MP
  • Câmera frontal: 5 MP
  • Bateria: 2.000 mAh
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot, Bluetooth 4.0, GPU (A-GPS), microUSB v2.0 e NFC
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, giroscópio e bússola
  • Dimensões: 134,6 mm (altura) x 65,9 mm (largura)
  • Espessura: 7,55 mm
  • Peso: 110 gramas
  • Preço de lançamento: R$ 1.099

Alcatel Onetouch Idol 3.

Design

Com o Idol 3, a Alcatel pretende mostrar aos consumidores que houve evolução em relação ao modelo anterior. O Idol 2 – que nem chegou a ser disponibilizado em nosso país – já se destacava por ser um aparelho compacto e muito fino, características que se mantiveram em seu sucessor. Porém, ainda há problemas na construção do novo smartphone.

Fabricado no Brasil, o Idol 3 não se destaca pelo aspecto visual. Com uma construção simples, o aparelho aposta em bordas e uma tampa traseira em plástico com uma leve rugosidade. Nem mesmo o aro metálico que envolve o dispositivo "salva" o design. Por conta disso, tem-se a impressão de que estamos lidando com um celular um pouco genérico.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Contudo, o visual ganha destaque por causa da construção simétrica, característica especialmente desenvolvida para permitir a reversibilidade exclusiva do Idol 3. Assim, o aparelho possui dois alto-falantes estéreo-frontais que trabalham em conjunto para oferecer uma excelente experiência sonora. Em bordas opostas, encontramos os botões de volume e ligar/desligar o smartphone, e na parte inferior esstá a porta micro USB para conexão do cabo de energia e dados.

Reversibilidade

Segundo a Alcatel, a reversibilidade é uma exclusividade e a principal característica do Idol 3. Apesar de ser um recurso interessante, ele não é tão útil assim, e é difícil imaginar muitas ocasiões em que você vai precisar usar o celular de cabeça para baixo. Uma delas são momentos em que precisamos atender o celular sem necessariamente olhar para ele. Entretanto, a facilidade de virar novamente o aparelho praticamente inibe as vantagens dessa reversibilidade.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Tela

A tela do Idol 3 possui uma boa qualidade, oferecendo uma boa exibição de cores. Além do painel IPS LCD, uma das responsáveis para isso é a tecnologia Color Enhance, capaz de proporcionar um bom melhoramento cromático para a visualização do display.

Assim, imagens e vídeos possuem um excelente contraste, e o brilho forte ajuda a favorecer a visualização sob luz intensa. A tela de 4,7 polegadas é ideal para utilização com apenas uma mão, já que ainda pode ser ativada com o tradicional toque duplo. A resolução HD oferece uma nitidez razoável e não decepcionará os consumidores que apostarem no Idol 3.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Interface

Esse smartphone da Alcatel traz uma versão customizada do Android Lollipop. Apesar de a personalização do Idol 3 se concentrar essencialmente no aspecto visual, o aparelho ainda traz uma série de aplicativos pré-instalados. Felizmente, é possível desinstalar a maioria deles.

O destaque da Interface vai para o Onetouch Stream, um app útil e que imita as funcionalidades do Google Now, oferecendo previsão do tempo, notícias e até lembretes de eventos.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Desempenho

Equipado com um hardware competente, o Idol 3 é capaz de executar sem dificuldades a maioria dos apps oriundos da Google Play. Apesar de conseguir rodar alguns games pesados, como Mortal Kombat X e Need for Speed, o aparelho da Alcatel apresenta uma queda significativa na reprodução de quadros por segundo em determinados jogos mais exigentes.

Em tarefas do dia a dia, o Idol 3 não tem problemas para lidar com o padrão de utilização da maioria dos usuários. O smartphone roda sem dificuldades aplicativos de redes sociais, mensageiros, apps de produtividade e notícias. Ele ainda se dá muito bem ao executar alguns programas simultaneamente, apresentando um ótimo gerenciamento de recursos para lidar com a tarefa.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Benchmark

Na realização desta análise, foram utilizados três aplicativos de benchmark para avaliar o Alcatel Onetouch Idol 3: o 3D Mark (Ice Storm Unlimited), o AnTuTu Benchmark 5 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal).

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para a análise do Alcatel Onetouch Idol 3, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

3D Mark (Ice Storm Unlimited).

AnTuTu Benchmark 5

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark 5 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

AnTuTu Benchmark 5.

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal, o processador é avaliado, e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam um melhor desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark.

Câmera

A câmera do Idol 3 apresenta uma qualidade que está na média dos concorrentes. Em ambientes bem iluminados, o sensor principal de 13 megapixels é capaz de registrar fotos muito bonitas, com um bom equilíbrio de cores e nitidez. A velocidade de foco é satisfatória, e o aparelho ainda conta com um competente software de câmera.

O sensor frontal de 5 megapixels possui um grande ângulo de visão, possibilitando enquadrar quase todo mundo na selfie. A qualidade infelizmente não é excepcional, mas quebra um galho para a maioria das ocasiões.

Bateria

A autonomia da bateria é uma das maiores decepções do Idol 3. A baixa capacidade – de apenas 2.000 mAh – é incapaz de oferecer mais de 8 horas de uso moderado, acessando redes sociais e apps de mensagem e com todas as conexões ativadas. Em nosso teste de stress, pouco mais de 5 horas foram o suficiente para drenar completamente a bateria, uma média que está um pouco abaixo dos concorrentes.

Áudio

O verdadeiro destaque do Idol 3 é o premiado áudio JBL. Os alto-falantes estéreo-frontais oferecem uma excelente experiência sonora para execução de jogos, filmes e músicas. O aplicativos DJ Mix, pré-instalado no smartphone, deixa tudo ainda mais personalizado.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Com o app, é possível mixar faixas adicionando efeitos sonoros e criando suas próprias músicas. O fone de ouvido que acompanha o Idol 3 também merece elogios. Além de bonito e confortável, o acessório apresenta uma excelente qualidade, honrando o nome da marca JBL.

Vale a pena?

Embora tenha trazido uma característica exclusiva para o mercado, a reversibilidade do Idol 3 não é um aspecto que vai convencer os consumidores no investimento. O seu verdadeiro destaque é o sistema de som, que leva o nome da marca JBL e oferece uma experiência excelente.

Alcatel Onetouch Idol 3.

Contudo, é difícil justificar o preço de lançamento do Idol 3, que chega ao mercado brasileiro custando R$ 1.099. Para poder vencer essa disputa, concorrendo com aparelhos na mesma faixa de preço, a Alcatel vai precisar baixar bastante esse valor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.