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The BRIEF

Aplicativos da Adobe serão vendidos apenas por assinatura

Mudança na nomenclatura decreta o fim da série CS, muda modelo de negócios e amplia o foco em Creative Cloud.

schedule06/05/2013, às 12:53

Aplicativos da Adobe serão vendidos apenas por assinaturaFonte:

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A Adobe anunciou nesta segunda-feira (06) diversas novidades para a sua suíte de aplicativos para design e criação. A primeira delas fica por conta da nomenclatura do pacote, que passará a se chamar “Adobe Creative Cloud” ou “Adobe CC”. Por conta disso, não veremos um Photoshop CS7, mas sim um Photoshop CC no futuro.

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Outra grande mudança fica por conta do foco da empresa no que diz respeito ao método de comercialização do software: será possível ter acesso a ele somente mediante o pagamento de uma assinatura mensal. Em valores atuais, o acesso à suíte Creative Cloud 6 custa US$ 29,99 (o equivalente a R$ 60, sem impostos) para um produto e US$ 49,99 (o equivalente a R$ 100, sem impostos) para o pacote completo.

Disponível há nove meses, o Creative Cloud conta hoje com 500 mil assinantes premium. Se incluirmos também aqueles que têm acesso aos aspectos gratuitos do serviço, o número de cadastrados chega à casa dos 2 milhões de usuários.

Versões atuais continuam a serem vendidas

A Adobe continuará a vender normalmente a suíte de aplicativos CS6, mas o pacote não ganhará futuras atualizações. Entretanto, os usuários podem ficar tranquilos quanto à disponibilidade de atualizações de segurança e correção de bugs.

A mudança no modelo de negócios, segundo a companhia, é necessária para o futuro. “Temos que tornar a Creative Cloud o nosso foco, disponibilizando todas as ferramentas possíveis para os usuários”, destacou a empresa. Para tornar essa migração para a nuvem possível, a Adobe adquiriu diversas startups nos últimos meses, entre elas a TypeKit, a PhoneGap e a Behance.

Para aqueles que adquiriram licenças perpétuas da suíte CS6, a empresa anunciou que deverá disponibilizar alguns planos com preços mais acessíveis visando acelerar a migração. A novidade segue uma tendência adotada por outras empresas, como a Microsoft, que aos poucos está migrando o pacote Office 365 para esse modelo.