Existem muitas maneiras de diminuir a chamada “agressão” da luz enviada pela tela do computador para os seus olhos e quando o assunto é saúde, informação nunca é demais. Uma solução simples, e que ajuda bastante, é mudar a cor do texto e do plano de fundo quando se utiliza o Adobe Reader.

Muitos pensam que ele é um aplicativo engessado, que não permite nenhum tipo de mudança na sua visualização. Neste artigo você pode conferir dicas simples de como fazê-lo. 

Personalizando as cores

Fazer isso é muito fácil e, em questão de segundos, você pode ter uma melhor visualização dos seus documentos. Antes de tudo, abra qualquer arquivo que esteja no formato PDF através do Adobe Reader.

Com o programa em execução acesse a aba “Editar” e acesse as “Preferências”. Nesta opção, você encontra todas as configurações do aplicativo.  Na coluna à esquerda elas se encontram distribuídas em categorias. Selecione “Acessibilidade”.

Suavizar a leitura de um arquivo em PDF

Depois, marque a opção “Substituir cores do documento” no topo da tela e, em seguida, “Cor personalizada”. Pronto, basta que você escolha as cores desejadas, tanto do fundo do documento como do texto. Uma dica importante é: não deixe as cores  muito claras ou muito escuras, busque sempre o equilíbrio sem cometer exageros.

De maneira muito simples e, em poucos cliques, você configurou a leitura de seus documentos da maneira mais agradável para sua vista. Ao passar muito tempo em frente ao computador, não se esqueça de cuidar da sua saúde.

Cuidar dos olhos diante do computador é essencial. Já tratamos deste assunto aqui mesmo no Baixaki, como no artigo Quais cuidados você deve ter com a vista após ficar muito tempo na frente do PC?

Cupons de desconto TecMundo: