Projeto da Live TIM reproduz o som de emoticons para deficientes visuais

1 min de leitura
Imagem de: Projeto da Live TIM reproduz o som de emoticons para deficientes visuais
Avatar do autor

O uso de redes sociais e aplicativos de bate-papo por deficientes visuais possui uma limitação: quando a pessoa se depara com emoticons nos recados, os softwares de leitura de tela que permitem o uso desses aparelhos reproduzem uma descrição básica e sem emoção dos símbolos. Assim, o que eles ouvem no lugar da figura é algo como "carinha piscando" ou "emoticon de coração". Mas quem disse que eles não buscam alternativas na comunicação?

O mais novo projeto da Live TIM é o EmotiSounds, que prioriza a inclusão de deficientes visuais. A ferramenta é uma forma acessível de reproduzir o sentimento passado pelos emoticons, sejam "carinhas" ou miniaturas tão utilizadas atualmente em conversas em mensageiros e redes sociais. O resultado? Em vez de palavras, os símbolos são transformados em sons, permitindo a leitura completa e a interpretação de qualquer mensagem pelo usuário.

Emoção em primeiro lugar

O plugin traz essa experiência inovadora para um dos leitores de tela mais utilizados no mundo, o NVDA. Como toda a interface é "lida" para os deficientes visuais, a interpretação em som dos emoticons deixa as conversas ainda mais precisas, já que traduz em áudios de curta duração as emoções enviadas entre os contatos.

Para isso, a Live TIM gravou áudios para os emoticons mais populares de sites e aplicativos. Você pode conferir os sons no site da campanha, clicando neste link. A EmotiSounds foi desenvolvida com colaboração do Instituto Benjamin Constant, um dos mais respeitados do mundo em acessibilidade.

Live TIM

Com o EmotiSounds, a Live TIM continua provando que coloca transparência, parceria e respeito ao cliente em primeiro lugar. A empresa de banda larga fixa acredita em verdade e responsabilidade — e a campanha #DaPraSerAssim, realizada ao longo de 2015, representa todos esses valores defendidos. Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse o site da Live TIM.

Você acredita que a tecnologia pode realmente ajudar na acessibilidade dos deficientes visuais? Comente no Fórum do TecMundo!

Este publieditorial foi patrocinado pela Live TIM.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Projeto da Live TIM reproduz o som de emoticons para deficientes visuais