O TecMundo esteve presente na primeira transmissão em 4K da Copa do Mundo

3 min de leitura
Imagem de: O TecMundo esteve presente na primeira transmissão em 4K da Copa do Mundo
Imagem: NET

No dia 28 de junho, a equipe do TecMundo foi convidada pela NET e pelo SporTV para assistir a primeira transmissão de um jogo de futebol em Ultra HD (4K) no Brasil. Em caráter experimental, a transmissão foi nacional, por meio do canal 704 da NET, apenas para clientes com equipamento NET ULTRA HD e aparelhos de TV compatíveis com 4K.

O jogo em questão foi o duelo das oitavas de final da copa entre a Colômbia e o Uruguai, no Maracanã, único estádio brasileiro com câmeras instaladas para dar suporte a esta nova tecnologia. Assinantes da NET que adquiriram TVs compatíveis com o 4K também foram convidados a participar desta transmissão. A SporTV ainda fará a transmissão de mais dois jogos do mundial de futebol em Ultra HD: 04 de julho, às 13 horas (Quartas de Final); e a final do campeonato, no dia 13 de julho, às 16 horas, ambos no Maracanã.

O evento em questão foi realizado no Jockey Club de São Paulo, e usou como base um televisor da Samsung de 65 polegadas na a transmissão da partida para diferentes membros da imprensa especializada. O Tecmundo marcou presença e pode conferir de perto como foi a primeira transmissão de um jogo de futebol em 4K.

De acordo com Roberto Primo, da Globosat:  “A tecnologia Ultra HD é o próximo passo da TV, uma tecnologia absolutamente recente. E estamos entre os primeiros países a viabilizar produção e transmissão de conteúdo neste formato. Investimos numa unidade móvel de produção de última geração e fizemos o acordo com a Fifa para viabilizar estas transmissões inéditas nesta copa do mundo”.

A Tecnologia de um televisor 4K

A tecnologia 4K oferece resoluções denominadas de ultra-alta-definição (UHD), com imagens cerca de quatro vezes mais nítidas que o HD. São 3840 x 2160 pixels, enquanto que as imagens em alta definição oferecem 1920 x 1080 pixels (Full HD).

A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels. Isso influencia diretamente na qualidade da imagem. Na teoria, a maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis. No entanto, não é só a alta resolução que melhora consideravelmente a qualidade da imagem. As taxas de contraste também contribuem para o aperfeiçoamento da nitidez.

Entretanto, os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam. Algo só viável graças também ao novo padrão de codificação digital (HEVC) que melhora a compressão do sinal.

“Pela primeira vez, será possível acompanhar os jogos com a mais alta resolução disponível no mercado, em um novo padrão de codificação digital (HEVC), que permite aperfeiçoar e transmitir o vídeo com uma resolução quatro vezes maior que a Full HD”, explica Márcio Carvalho, diretor de marketing da NET. “Esta inovação envolve toda a indústria, desde quem produz o conteúdo, passando por quem distribui, pelos fornecedores de equipamentos e também pelo consumidor, que precisará de televisores e equipamento NET ULTRA HD novos para assistir estas imagens. É o início de uma nova jornada de transformação, que vai acontecer aos poucos como foi no caso do HD”, finaliza o diretor de marketing da NET.

A opinião do TecMundo

Ainda que a torcida fosse para a antiga província brasileira da Banda Oriental, a transmissão correspondeu as nossas expectativas. Certamente o salto tecnológico ente o 4K e o 1080p nos impressionou menos do que o salto entre o SD e HD. O que vimos era surpreendente, mas creio que exista um nível total de detalhes que o olho humano consegue perceber, e mesmo uma transmissão com quatro vezes mais pixels, não cria uma imagem revolucionariamente diferente.

Pelo menos esta foi nossa primeira impressão, na prática haviam outros televisores em 1080p exibindo o jogo durante a transmissão em 4K e, pela nossa perspectiva, todos eles pareciam borrados e estranhos diante da Ultra definição. Não posso assegurar com certeza que eles estavam sintonizados no SporTV HD ou no regular, mas se for o primeiro caso, o 4K é um avanço significativo.

Mesmo que a tecnologia surpreenda menos do que a primeira vez que vimos um televisor Full HD, ainda é importante notar que o 4K realmente parece ser um passo na direção do futuro, de uma maneira que os televisores 3D nunca pareceram ser. A primeira transmissão foi um absoluto sucesso, agora só podemos torcer que esta tecnologia se torne cada vez mais barata e acessível para todos os consumidores, o que certamente vai levar alguns anos ainda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.