Com boas velocidades, 4G brasileiro ainda tem pouca área de cobertura

1 min de leitura
Imagem de: Com boas velocidades, 4G brasileiro ainda tem pouca área de cobertura

A edição mais recente da pesquisa The State of LTE, conduzida pela OpenSignal, mostra que a velocidade da conexão 4 G no Brasil é considerada boa, mas a tecnologia ainda deixa a dever em sua área de cobertura no Brasil. Segundo a pesquisa, a média de velocidade no país é de 16 Mbps, acima de países como o Reino Unido, Japão e Alemanha.

A liderança na área é da Claro, que oferece velocidades médias de 20 Mbps, seguida pela Vivo (18 Mbps), Oi (14 Mbps) e Tim (10 Mbps) — a lanterna é da Nextel, que oferece uma média de somente 3 Mbps. O problema nesse caso é encontrar uma conexão do tipo: segundo a pesquisa, somente em 50% do tempo o brasileiro tem acesso a redes 4G.

O estudo da OpenSignal se baseia em seu próprio aplicativo, que deve ser instalado de forma voluntária pelos usuários que querem ajudar na média a qualidade da internet móvel. Dessa forma, certas distorções são comuns, já que a pesquisa não leva em consideração os locais cobertos pela tecnologia 4G e o tempo de conexão de cada aparelho utilizado.

A tendência é que a próxima pesquisa do tipo apresente resultados diferentes, visto que a tecnologia 4G só agora está começando a se popularizar entre dispositivos intermediários e produtos de entrada. De qualquer forma, o Brasil ainda parece ter muito a fazer nesse sentido para se igualar a locais como a Coreia do Sul, Japão e Hong Kong em matéria de acessibilidade à internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.