Frequência do 4G ainda está ocupada em 885 municípios brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Frequência do 4G ainda está ocupada em 885 municípios brasileiros

(Fonte da imagem: Reprodução/Info)

Pelo menos 885 municípios brasileiros ainda ocupam a faixa de 700 MHz para as transmissões de TV analógica, informou nesta semana a Anatel. A frequência é a mesma que será utilizada no país para o desenvolvimento do 4G e, por conta disso, o sinal deverá ser desligado até 2015.

O leilão para destinar a faixa de 700 MHz para o uso do 4G deve ocorrer apenas em 2014 e, portanto, as emissoras de TV terão que digitalizar as suas transmissões nos próximos dois anos. Da mesma forma, os espectadores que ainda não possuem um aparelho de TV compatível com o sinal digital precisarão trocá-lo ou adquirir conversores.

Uma das possibilidades provisórias é migrar os sinais de TV analógica VHF para alguma frequência livre entre 14 UHF e 51 UHF, uma vez que os canais entre 52 UHF e 69 UHF já utilizam a faixa de 700 MHz, conforme nos alertou o leitor DeejayFSI. Além disso, o governo estuda também deixar menos espaço às operadoras na oferta do 4G de forma a garantir o acesso a televisão aberta, que hoje é o veículo de comunicação com maior penetração no país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.