Governo federal vai usar a faixa de 700 MHz para transmitir sinais 4G

1 min de leitura
Imagem de: Governo federal vai usar a faixa de 700 MHz para transmitir sinais 4G

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O governo federal anunciou para 2013 o leilão da faixa de 700 MHz para a transmissão de sinais 4G. A frequência, que é a mesma utilizada pelas emissoras de TV, tem entre suas principais vantagens possuir um menor custo operacional e ter um alcance maior do que a faixa de 2,5 GHz leiloada em junho deste ano.

Apesar de suas qualidades, a faixa apresenta um grande obstáculo: como atualmente ela é usada por redes de TV aberta, grandes centros urbanos só conseguirão utilizá-la para transmitir sinais 4G a partir de 2016. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que essa é a data limite para as empresas terminarem a transição da televisão analógica para a digital.

Aumento da oferta de internet

Atualmente, a frequência é utilizada nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro como forma de manter a convivência conjunta dos dois sistemas de transmissão televisiva. O principal problema que deverá ser enfrentado pelo governo é o fato de que cerca de 90% das residências brasileiras ainda não possuem aparelhos capazes de receber transmissões digitais.

Bernardo afirma que o leilão da faixa de 700 MHz vai permitir o lançamento de um programa de universalização da banda larga em 2014. O plano do governo é que, até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, 70% dos domicílios brasileiros contem com acesso à internet.

Fonte: Folha de S. Paulo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.