Câmera 360º com sistema 3D promete revolucionar o mercado de entretenimento

1 min de leitura
Imagem de: Câmera 360º com sistema 3D promete revolucionar o mercado de entretenimento

Câmera 360º

Fonte da imagem: Reprodução/EPFL

A Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, anunciou no início do mês a criação de uma câmera que captura imagens em 360º em sistema 3D. O objetivo é capturar imagens de diversos ângulos ao mesmo tempo.

A estrutura foi baseada nos olhos de uma mosca e o aparelho foi construído a partir da soma de, aproximadamente, cem lentes semelhantes às de câmeras de aparelhos celulares. Um segundo protótipo foi desenvolvido, contendo 15 câmeras, tendo o tamanho de uma bola de golfe. Ambos os aparelhos tem a capacidade de captação de imagens a uma taxa de 30 frames por segundo.

Os engenheiros acreditam que o sistema possa vir a revolucionar o mercado de games e entretenimento, pois sua capacidade de captação múltipla, aliada ao 3D, aumenta a profundidade de campo e inclui o espectador dentro do assunto.

Fonte da imagem: Reprodução/YouTube

O usuário tem então a opção de obter a imagem panorâmica como um todo ou apenas uma parte da cena. Neste caso, ao assistir cenas captadas no aparelho, o espectador poderia, por exemplo, escolher entre ter a visão do artista em um concerto ou do público presente na primeira fila.

Outra vantagem do projeto é que a codificação para o 3D é feita em tempo real, através da integração com um software especialmente desenvolvido para o aparelho. Assim, é possível utilizar o sistema em concertos e eventos esportivos ao vivo.

Por se tratar de um protótipo, ainda não existe qualquer previsão de fabricação e comercialização do produto, entretanto, a expectativa dos criadores a respeito de sua introdução no mercado é bastante grande. Eles acreditam que, em poucos anos, a sua criação pode revolucionar o mercado de captação de imagens em geral.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.