Sistema cria imagens 3D utilizando milhões de fotos 2D

1 min de leitura
Imagem de: Sistema cria imagens 3D utilizando milhões de fotos 2D

Nova técnica de modelagem 3D.

A Universidade da Carolina do Norte (UNC) em parceria com a ETH-Zurich desenvolveu uma nova técnica para a criação de modelos 3D. Ainda sem nome definido, ela combina milhares de fotografias de sites como Flickr para dar forma a monumentos históricos em três dimensões.

Para o projeto “Building Rome on a Cloudless Day” (construindo Roma em um dia sem nuvens), foram acessadas mais de 3 milhões de fotos online dos maiores monumentos da cidade. Utilizando a comodidade da aceleração gráfica, um único computador levou menos de 24 horas para completar a tarefa.

Enquanto o PhotoSynth da Microsoft já realiza funções similares, a nova técnica é muito mais poderosa. Ela tem potencial para retratar torres tão altas quanto às megaconstruções de Dubai. O sistema permite ainda que os usuários observem os monumentos em diferentes horas do dia ou mesmo em outras estações do ano.

O líder do projeto, Jan-Michael Frahm, acredita ainda que o sistema poderá ser integrado a smartphones no futuro para o reconhecimento de imagens. Dessa forma, o envio de uma única foto poderá revelar a localização do usuário com maior precisão do que um GPS. Também poderá ser utilizado para manobras táticas em desastres, permitindo a análise 3D do cenário.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.