Google anuncia kit de desenvolvimento tablet para seu Project Tango

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia kit de desenvolvimento tablet para seu Project Tango

A Google acaba de anunciar um kit de desenvolvimento tablet que expande seu experimento de modelagem tridimensional, o Project Tango. O programa vem da divisão de Tecnologias e Projetos Avançados (ATAP, na sigla em inglês) da gigante das buscas, uma equipe de pesquisa que trabalha em alguns dos projetos mais curiosos da empresa.

O aparelho de sete polegadas vem com uma tela com resolução Full HD (1080p), Android 4.4 KitKat, um processador NVIDIA Tegra K1, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e conexões via USB 3.0, micro-HDMI, Bluetooth LE e LTE. Além disso, os elementos principais do equipamento são suas duas câmeras para rastreamento de movimento e um sensor de profundidade, que permitem que o hardware crie mapas 3D de ambientes em tempo real.

Uma das câmeras tem resolução de 4 MP e vem com pixels relativamente grandes de dois micrômetros, oferecendo alta sensibilidade à luz e velocidades maiores que a maioria das opções padrões – tecnologia similar ao UltraPixel do HTC One. Já a segunda câmera serve para rastrear movimentos mais amplos, com uma lente especial com ângulo de 170º.

Somente para profissionais

Em fevereiro, a Google lançou um protótipo de smartphone voltado para o Project Tango, trazendo dentro de si sensores similares aos vistos agora no kit de desenvolvimento. No entanto, os usos desse tipo de tecnologia certamente se beneficiarão da tela maior presente no tablet, permitindo que quem estiver trabalhando com a plataforma explore e interaja melhor com os mapas em tempo real.

“Esses kits de desenvolvimento for criados para profissionais interessados em explorar o futuro da percepção tridimensional móvel. Os desenvolvedores receberão atualizações constantes enquanto os algoritmos de software e as APIs evoluírem. Os aparelhos não são dispositivos para os consumidores e serão disponibilizados em quantidades limitadas”, explica a Google.

O tablet do Project Tango será liberado pela gigante das buscas até o final deste ano e deve custar US$ 1.024 (em torno de R$ 2.323) – preço que reforça o fato de que o aparelho não foi feito para o público geral. É provável que a Google libere mais informações sobre os protótipos e o projeto de mapeamento 3D durante a próxima edição da sua conferência de desenvolvedores, a Google I/O.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.